Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 19 de novembro de 2024
Notícias /

Política

20/10/2016 - 10h12

Compartilhe

20/10/2016 - 10h12

Senadora Regina Sousa (PT/PI) defende proteção do babaçu

 Acesse Piauí

 

A senadora Regina Sousa (PT-PI) comemorou, no Plenário do Senado, nessa quarta-feira (19/10), o Dia do Piauí. O dia 19 de Outubro de 1822, lembrou a senadora, marca, oficialmente, o início do movimento libertário no Piauí. Foi quando parnaibanos proclamaram sua emancipação em relação a Portugal, marcando a adesão do Piauí à independência do Brasil.

 

“Quero abraçar todo meu povo piauiense pelo dia de hoje. O Piauí também é responsável pelo tamanho do Brasil que a gente tem. Um Brasil integrado falando a mesma língua”, afirmou.

 

A senadora ressaltou a posição de destaque que o Piauí tem na produção de energia eólica e o seu potencial de desenvolvimento por meio do babaçu. Apesar desse potencial, disse a senadora, está havendo um desmatamento das palmeiras para plantação de cana.

 

Regina Sousa foi quebradeira de coco babaçu e contou um pouco da sua trajetória. A senadora pretende realizar audiência pública no âmbito da Comissão de Direitos Humanos do Senado para discutir a realidade das quebradeiras de coco e buscar ações que as ajudem.

 

“São 300 mil mulheres que ainda sobrevivem do babaçu. Tem que ter alguma coisa no Código Florestal para proteger as palmeiras brasileiras, principalmente essas do Nordeste e, principalmente, o babaçu porque é razão de sobrevivência de muitas mulheres”, disse.

 

A senadora piauiense disse que as mulheres quebradeiras de coco estão lutando pela “lei do babaçu livre” para que elas possam chegar até a palmeira de forma a poder aproveitar melhor o fruto.

Acesse Piauí

Comentários