O governador Rafael Fonteles transmite, nesta quarta-feira (9), o comando do Executivo estadual ao vice-governador Themístocles Filho e embarca para missão oficial à Ásia em busca de investimentos para o Piauí. A viagem vai durar nove dias, com agendas na China e Coreia do Sul. Oitenta empresários com negócios no Piauí, nas mais diversas áreas, integram a comitiva piauiense.
A programação prevê reuniões de negócios, parcerias na área da educação e a inauguração de um escritório da Investe Piauí na China. Os compromissos iniciam, no sábado (11), em Macau, China, em uma reunião para discutir investimentos no turismo no Piauí. Em Xiamem, estão previstos encontros com empresários e autoridades públicas, proporcionando novas ideias e oportunidades de negócios com os chineses.
Rafael Fonteles vai inaugurar o escritório da Investe Piauí em Xiamen, numa perspectiva de fortalecer a parceria comercial com a China. Na sequência será realizado o Investe Piauí Day, um encontro de negócios com mais de 80 empresários piauienses e investidores da província de Fujian.
O governador vai visitar também a renomada Universidade de Xiamen, buscando a criação de programas de intercâmbio para estudantes de ensino médio e professores do Piauí. Outro objetivo é estabelecer cooperações relacionadas a operações portuárias, energias renováveis e ao hidrogênio verde.
O último compromisso é a cerimônia de abertura do Curso na KVC, em Seul, na Coreia do Sul, onde 16 alunos da rede pública estadual do Piauí estarão participando de intercâmbio educacional. Eles foram vencedores do Sedukhaton, competição de tecnologia promovida pela Secretaria da Educação do Piauí (Seuc).
Além do governador, integram a comitiva piauiense a primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles; o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo; o secretário da Educação, Washington Bandeira; e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), Leonardo Sobral. Eles retornam ao Brasil no dia 18 deste mês.
Em outubro do ano passado, Rafael Fonteles visitou países do continente asiático, quando abriu conversas para parcerias em diversas áreas.
Em 2023, o Piauí exportou mais de US$ 1 bilhão de dólares para a China, com destaque para os grãos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.