Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 03 de fevereiro de 2025
Notícias /

Geral

22/10/2012 - 17h21

Compartilhe

22/10/2012 - 17h21

Agricultores ficam impedidos de requerer Seguro Safra no Piauí

Município de Teresina não decretou situação de emergência. Agricultores da zona rural perderam quase toda produção com a seca.

 Globo Rural

 

Os agricultores da zona rural de Teresina reclamam que perderam praticamente toda a produção com a seca. Como o município não decretou situação de emergência, eles não poderão requerer o dinheiro do seguro safra.

As espigas de milho não se desenvolveram e o feijão nem chegou a brotar no plantio do pequeno lote no assentamento Nossa Vitória, na zona rural de Teresina. A roça era a principal fonte de alimentos e de renda da família da agricultora Maria do Rosário Neves, que viu toda a plantação se perder por conta da seca.

No assentamento vivem 65 famílias. Todas estão vivendo situação semelhante. A seca mudou a rotina do homem do campo. Quem vivia do que plantava precisou arranjar uma fonte de renda para não passar fome.
O agricultor Juliano de Araújo tentou fazer o plantio das sementes mais de uma vez. Mas, sem a chuva, a mandioca secou. Dos 224 municípios do Piauí, quase 200 decretaram situação de emergência por causa da seca. A cidade de Teresina, que não está na lista, nem chegou a assinar o decreto.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Teresina informou que o IBGE fez o levantamento da safra no município e não registrou índices de perda acima de 50%. Sem essa comprovação, a prefeitura não pôde fazer o decreto de situação de emergência.

Globo Rural

Comentários