A Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) informou, às 22 horas desta quarta-feira, que a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Teresina deve voltar a funcionar plenamente já na madrugada desta quinta-feira, dia 18.
De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, o sistema elétrico do ETA foi recuperado em tempo recorde, depois de ter sido completamente destruído na noite de terça-feira, em função de um curto circuito.
"A recuperação do sistema elétrico da ETA só foi possível pela união de esforços das equipes de técnicos da Agespisa, Eletrobrás e Chesf, que começaram a trabalhar no início da manhã de hoje", diz a nota divulgada pela empresa pública.
Mesmo com a reparação do problema, a Agespisa esclarece que o retorno do fornecimento será feito de forma gradual, à medida que os reservatórios comecem a ser abastecidos.
Ainda assim, a empresa orienta os usuários a consumir de forma racional a água.
Durante toda esta quarta-feira, milhares de teresinenses percorreram a cidade carregando baldes e latas, em busca de água para o consumo próprio e para a higiene pessoal.
Muitos recorreram aos reservatórios de prédios públicos, como escolas e ginásios esportivos. Além disso, os estoques de água mineral de diversos supermercados foram rapidamente esgotados, e os hospitais públicos precisaram receber água de carros pipa.
Explosão na ETA
A estação de tratamento de água localizada no Distrito Industrial da zona sul deixou de funcionar por volta das 21 horas dessa terça-feira, depois que um dos geradores de energia do local explodiu, por conta de oscilações na rede Eletrobras/Chesf.
A estimativa da Agespisa é que cerca de 80% dos domicílios da capital tenham sido afetados pelo incidente.
Atualmente, a Agespisa produz 235 milhões de litros de água por dia em seu complexo, que inclui três estações de tratamento de água. A produção de água da capital também é reforçada por 60 poços existentes em vários bairros, com uma concentração maior na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte. Com os poços, a produção diária total de água em Teresina chega a 250 milhões de litros.
Confira a nota divulgada pela assessoria de imprensa da Agespisa às 22h desta quarta-feira:
Subestação elétrica volta a funcionar e a Agespisa começa a produzir água
Cumprindo a previsão dada no início da manhã de hoje, 17, pelo presidente da Agespisa, Raimundo Neto, a companhia conseguiu em tempo recorde recuperar todo o sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água, que havia sido totalmente destruído ontem (16) à noite por um curto- circuito. As bombas responsáveis pela captação de água também já voltaram a operar. A previsão é a de que a ETA volte a funcionar plenamente durante a madrugada.
A recuperação do sistema elétrico da ETA só foi possível pela união de esforços das equipes de técnicos da Agespisa, Eletrobrás e Chesf, que começaram a trabalhar no início da manhã de hoje.
A Agespisa esclarece que o retorno do fornecimento será feito de forma gradual, à medida que os reservatórios comecem a ser abastecidos. Recomenda-se, ainda, o uso racional de água.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.