Em solenidade na manhã segunda-feira (11), na Casa de Custódia de Teresina, a Secretaria de Justiça do Estado instalará oficialmente a Grupo de Intervenção Prisional do Piauí, que atuará na prevenção e contenção de distúrbios na unidade e dará suporte aos demais presídios.
O evento também marca a posse da nova diretoria da Casa de Custódia, que será comandada pelo tenente da Polícia Militar, Jean Carlo Bezerra - vindo da Força Nacional de Segurança Pública, corporação que serviu por sete anos - e a entrega do novo fardamento do Comando de Operações Prisionais.
O Grupo de Intervenção Prisional contará, inicialmente, com dez agentes penitenciários, especializados em operações especiais e coordenadores por equipe treinada pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DPOE).
A função do Grupo é preservar a ordem e manter a disciplina nos estabelecimentos penais, evitando e minimizando conflitos como motins e rebeliões, de forma eficiência e eficaz, usando técnicas e táticas especiais de intervenção nos presídios.
A Secretaria de Justiça destaca que a criação do Grupo faz parte do plano de segurança prisional estabelecido pelo órgão e ressalta que vem adquirindo, desde o ano passado, armamento, munição e outros insumos e equipamentos para reforçar as unidades e ampliar os grupos especiais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.