Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

21/08/2015 - 08h26

Compartilhe

21/08/2015 - 08h26

Senadora Regina promove oficinas de hortas domésticas em pequenos espaços‏

 Acesse Piauí

 

É possível e simples plantar alimentos em pequenos espaços ou em recipientes inusitados, como pneus, canos, garrafas. E com esse objetivo o gabinete da senadora Regina Sousa promove oficinas sobre hortas domésticas em pequenos espaços para 20 pessoas de Teresina, Altos, Curralinhos. O curso será ministrado pelo especialista em Gestão Ambiental, Juarez Martins, nos dias 21, 22 e 23 deste mês.

 

A senadora Regina Sousa explica que pretende, com o projeto, levar às pessoas interessadas informações práticas que vão permitir fazer, com segurança e sucesso, uma horta perene, orgânica e sustentável em espaços reduzidos. E informa que estudos da FAO, Organização das Nações Unidas que cuida da agricultura e da alimentação, mostram que em uma de área de um metro quadrado, pode ser feita uma pequena horta e consumindo menos de três litros de água por dia. “E nesse espaço podem ser produzidos por exemplo, 30 quilos de tomates por ano, 36 pés de alface a cada 60 dias, 100 cebolas de cabeça a cada 120 dias e 10 repolhos a cada 90 dia.”

 

Regina Sousa explica que as oficinas vão mostrar que é possível plantar e colher alimentos de forma sustentável nas cidades e arredores, mesmo em pequenos quintais, ou na falta deles, em janelas, varandas, vasos, floreiras, ou em recipientes inusitados como pneus velhos, tubos de PVC, baldes, garrafas pets ou latas. “E os alimentos produzidos são saudáveis e sem agrotóxicos, ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas e aumentar a renda .”

 

As oficinas serão realizadas no escritório parlamentar, zona leste, no dia 21 de agosto, das 8h às 12h. Na sede da Fundação Francisca Trindade, no bairro Mocambinho, zona norte, no dia 22, das 14h30 às 17h30. Na Vila Dulce, zona sul, no domingo, dia 23, das 8h30 às 11h. Vão participar moradores de Altos, Curralinhos, e das comunidades do Morro do Papagaio, Santa Luz e do Assentamento 17 de Abril, em Teresina. 

 

Os participantes vão aprender técnicas de compostagem, a arte de preparar seu próprio fertilizante, produzir os próprios vasos, como preparar horta em apartamentos e no quintal. “O ato de se comer o que se plantou tem sabores que não podem nem ser definidos, por remeterem à experiência pessoal de quem se lança à atividade,” comenta senadora Regina Sousa. As oficinas já foram realizadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Acesse Piauí

Comentários