Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

16/07/2015 - 13h43

Compartilhe

16/07/2015 - 13h43

Secretários abrem 4º Encontro de Governadores do Nordeste em Teresina

Dentre as pautas discutidas, estão o déficit da previdência, o Programa Brasil Mais Seguro e investimentos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

 Acesse Piauí

Reunião de secretários marca o primeiro dia do Encontro de Governadores do Nordeste	(Foto:Paulo Barros)

 Reunião de secretários marca o primeiro dia do Encontro de Governadores do Nordeste (Foto:Paulo Barros)

As atividades do 4º Encontro de Governadores do Nordeste foram iniciadas, nesta quinta-feira (16), com reuniões preparatórias de secretários de Governo das pastas de Ciências, Tecnologia e Inovação; Previdência Social; Segurança e Justiça dos nove estados da região para debater pautas de interesse comum, além de tratar de temas específicos de interesse nacional. As reuniões ocorrem durante todo o dia nas dependências do Gran Hotel Arrey, em Teresina.

 

Presente à abertura da programação, a vice-governadora do Estado, Margareth Coelho, ressaltou a importância da união de forças dos líderes da região para o fortalecimento de políticas públicas que alavanquem o desenvolvimento dos estados. “O objetivo desse encontro é estarmos cientes dos problemas vividos pelos nossos irmãos da região Nordeste e buscarmos saídas que tragam o bem comum para a região. Essa aproximação é de fundamental importância para realizarmos esse diagnóstico”, destaca.

 

A oportunidade marca a apresentação de propostas e programas que, em breve, deverão entrar em ação, caso do Programa Brasil Mais Seguro, sustentado em três eixos de atuação: fortalecimento do policiamento ostensivo, melhoria na investigação de mortes violentas e aproximação entre forças de segurança e comunidade.

 

Na área da previdência social, um dos temas abordados é a busca por soluções para o déficit na previdência, como destaca o presidente da Previdência de Sergipe, Yuri Lobato. “O papel desse encontro é discutir ideias e mostrar a força do Nordeste. É importante que saiamos daqui com ideias concretas, para que possamos apresentá-las ao Governo Federal,” pontua Lobato.

 

No campo das ciências e tecnologias, o dia é marcado pela discussão para o desenvolvimento sustentável do Nordeste. O objetivo é democratizar a participação da região no desenvolvimento de tecnologias nesta área, que atualmente se concentra nas regiões Sul e Sudeste do país.

 

As atividades da quinta-feira se encerram às 17h, com uma coletiva de imprensa com todos os secretários presentes ao evento. Na sexta-feira (17), o evento prossegue com a participação dos governadores do Nordeste, além da presença dos ministros de Ciência e Tecnologia e Previdência Social.

Acesse Piauí

Comentários