Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

23/06/2015 - 14h05

Compartilhe

23/06/2015 - 14h05

Evento na Ufpi discute gênero através da arte

“DIA DE DEGENERAR” acontece nesta quarta-feira (24) no Centro de Ciências da Educação - CCE/UFPI

 Acesse Piauí

 

Liberdade de expressão é bastante valiosa, mas nem sempre é respeitada. Principalmente quando se trata de gênero. Pensando nisso, o “DIA DE DEGENERAR” que acontece nesta quarta-feira (24) no Centro de Ciências da Educação - CCE/UFPI - propõe dialogar sobre as pessoas degeneradas da sociedade, as excluídas e marginalizadas. Sobretudo, no que se refere às exclusões relacionadas às questões de gênero.

 

Exposições artísticas abrem este dia de degeneração pela manhã. Dentre elas estão SALIX, AMAI-VOS DZI e Alegrias de uma Calcinha. Em seguida, (14:00 às 18:00), acontece Oficina de Poesia Performática Degenerada, que trabalha potencialidades da comunicação sobre uma perspectiva poética e é ministrada pelo jornartista Vicente de Paula.

 

Durante a oficina são experimentadas diferentes linguagens que permeiam campos da literatura, artes visuais e cênicas referenciadas principalmente em noções de performance.  A temática norteadora são as opressões de gênero. Pré-inscrições são feitas por solicitação através do e-mail poesiadegenerada@gmail.com

 

Logo após, às 18:30, acontece uma roda de conversa com tema Expressões de gênero:  Corpo, Movimentos e liberdade com o coordenador do Cento de Referência LGBT do estado e presidente do conselho municipal LGBT, Vitor Kozlowski, e as pesquisadoras do SEXGEN/UFPI: Kelma Gallas, Dai Caroline e Pâmela Laurentina.

 

O dia encerra com a Cultural Degenerada que vai contar com MC FLIPPER & DJ LITTLE NELSON, DJ B, Olga e o Mar, palco aberto e performances musicais e poéticas.

 

A programação que faz referência ao dia 28 de junho, dia internacional de orgulho LGBT. Além disso, serão abordadas outras datas do mês, como o dia 12 (dos namorados) e dia 10 de junho (nascimento da escritora militante Patrícia Galvão, Pagu). O objetivo principal é dialogar a respeito das relações de gênero e liberdade de expressão.

 

Este evento teve apoio do Ministério da Cultura por meio do EDITAL CONEXÃO CULTURA BRASIL – INTERCÂMBIOS.

 

Também teve a colaboração do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS/UFPI) e Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPI).

 

 

Acesse Piauí

Comentários