O Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente – CAODMA realiza nesta quinta-feira (21) Encontro Institucional sobre Resíduos Sólidos. O objetivo é discutir mecanismos efetivos para a melhoria da disposição final de resíduos e aplicação dos demais instrumentos da Politica Nacional de Resíduos Sólidos em âmbito estadual.
A promotora de Justiça e coordenadora do CAODMA, Denise Aguiar, manifestação preocupação com essa temática. “A situação do gerenciamento dos resíduos sólidos e de sua disposição final em todo o Estado do Piauí é um problema gravíssimo, pois além de causar danos ambientais e trazer riscos à saúde humana, representa um palco de degradação social, pois em muitos lixões pode-se constatar a presença de pessoas, inclusive de crianças, que exercem atividades em situações incompatíveis com sua condição humana.”
Durante o evento está programada a assinatura do Ato de Cooperação entre MPPI, MPT, MP de Contas – PI, FUNASA-PI, SEMAR e CREA-PI, cujo objeto é a conjugação de esforços visando a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Estado do Piauí, através de elaboração de diagnóstico do atual estágio situacional de municípios piauienses e posterior adoção de providências judiciais e extrajudiciais.
Ainda dentro da programação, o procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos ministrará palestra. Ele é membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA e Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente do Estado do Paraná, e é um especialista na temática de resíduos sólidos, consagrado nacionalmente, com especialização em Direito Processual Civil, pela Universidade Católica em Milão e Mestrado em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Além disso, é um dos pioneiros, dentre os membros do Ministério Público, a exigirem a formulação e implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além disso publicou a festejada obra “Direito Ambiental: Unidades de Conservação e Limitações Administrativas”.
Na parte da tarde, a partir das 14:30, será realizada a 2ª Reunião do Grupo de Trabalho Institucional – Matadouros Públicos, instituído pela Procuradora-Geral de Justiça, oportunidade em que serão deliberadas novas providências nessa atuação conjunta.
Ministério público do Piauí promove encontro para tratar de lixões
Caos no gerenciamento dos resíduos sólidos no estado será debatido por autoridades nesta quinta-feira (21).
Acesse Piauí
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.