A Comissão da Verdade da Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizará, na próxima segunda-feira (11), o I Ciclo de Debates sobre a Escravização Negra no Piauí: recortes do passado e reflexos na contemporaneidade”. O evento iniciará às 08 horas, no Auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí, integra a programação da Semana de Combate à Discriminação Racial.
Na ocasião, será discutida a escravidão negra no Piauí, com raízes na diáspora africana, até seus reflexos na sociedade atual. O Ciclo contará com as palestras dos professores Mairton Celestino e Raquel Costa, pesquisadores em História, que esclarecerão muitos questionamentos e abrirão espaço para o debate.
Ana Carolina Magalhães, presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB-PI, relembra que no dia 13 de maio não aconteceu uma abolição de fato e, por isso, na data, é comemorado o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. “O debate acontece em uma semana de combate à discriminação racial. 13 de maio não representa uma emancipação afrodescendente verdadeira. Por isso, queremos oportunizar esse debate de como se deu a escravidão e quais são os reflexos que ela ainda deixa na nossa sociedade atual, para que possamos estabelecer medidas objetivas para atingir a igualdade racial”, finalizou.
A entrada é gratuita e o evento é voltado para advogados, estudantes, militantes do movimento negro e direitos humanos, autoridades competentes e demais interessados.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.