O Lagoas Digitais (com sede no Parque Lagoas do Norte, bairro São Joaquim), projeto coordenado por professores de computação da UESPI e composto por parceiros como Prefeitura Municipal de Teresina (SEMEST, SEMPLAN, PRODATER), Governo do Estado do Piauí (ATI-PI), SEBRAE/PI, Ong Rede Social Solidária (RSS) e Comitê Lagoas do Norte, dará início a um projeto de coleta e reciclagem de lixo eletrônico. O início das atividades estão previstas para início ainda esse mês, com a participação da comunidade que reside nos 13 bairros da região Lagoas do Norte em Teresina.
A proposta do projeto de reciclagem consiste em, especificamente, realizar a coleta, triagem e encaminhamento de materiais eletrônicos sem utilização (por exemplo, computadores, monitores, impressoras, teclados, mouse, smartphone, celulares, baterias, nobreaks, estabilizadores, cabos, etc) para a recuperação de equipamentos e posterior doação ou venda, a um baixo custo. Além disso, o lixo eletrônico poderá ser reaproveitado para a confecção de elementos artesanais, bem como a venda de sucatas não reaproveitadas com descarte ecológico em lixos apropriados.
Como Lagoas Digitais busca impactar e economia da região através de atividades de base tecnológica integrada à comunidade Lagoas do Norte, este projeto trará o envolvimento imediato da comunidade, sendo que toda a renda obtida será revertida para garantir a sustentabilidade do projeto e de seus envolvidos da comunidade, explica Marcus Carvalho, professor do curso de Computação da UESPI e um dos mentores do projeto de reciclagem.
Mais sobre o projeto
O projeto será no formato de empresa privada com sustentação própria, sendo o Lagoas Digitais entidade apoiadora e aceleradora, buscando tornar esta “startup” capaz de caminhar independentemente através da experiência adquirida. Este projeto também conta com parcerias com instituições comunitárias, MP3, órgãos públicos e empresas da área da Tecnologia da Informação.
Locais de despejo dos materiais coletados
No próprio prédio da administração do Lagoas Digitais estão sendo instalados pontos de coleta para receber pequenos itens de doação. Qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar a doação, diretamente na sede do Lagoas Digitais. Caso a quantidade seja acima da capacidade dos pontos de coleta do Lagoas Digitais, as doações serão encaminhadas diretamente para o local de coleta seletiva, nas proximidades do Parque Lagoas do Norte. “Terá um ponto de coleta e triagem no Lagoas Digitais (Lagoa do Norte), porém terão vários outros pontos de coletas para facilitar o acesso da população”, destaca Marcus Carvalho.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.