Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 03 de fevereiro de 2025
Notícias /

Geral

22/09/2012 - 08h42

Compartilhe

22/09/2012 - 08h42

Piauí é o terceiro do país com maior número de domicílios com motocicletas

Percentual é superior ao número de automóveis, revela o IBGE. Veja outros números do PNAD.

 O Dia

 

A facilidade no crédito e o aumento na renda levaram ao crescimento nas vendas de motocicletas no Piauí. Nos últimos dois anos (2009-2011) o percentual de domicílios piauienses com moto saltou de 30,8% para 40,4%. O resultado faz com que o Estado alcance o terceiro maior percentual de domicílios com motocicletas, perdendo apenas para Rondônia (45,8%) e Roraima com (46,9%).

Os números foram divulgados ontem na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O levantamento investigou os dados sobre população, migração, educação, emprego, família, domicílios e rendimentoEnquanto o índice de casas com motocicletas aumentou quase dez pontos percentuais, o de automóveis passou de 17,4% para 18,7% neste mesmo período. 

Comparado com a média nacional, o número de motocicletas no Piauí representa pouco mais que o dobro. No Brasil, 19,1% dos domicílios possuem moto. Já o percentual de automóveis é de 40,9%. O estado com o menor percentual é Rio de Janeiro (6,9%).

Os dados mostram o lado negativo do alto número de motocicletas no Piauí. Em 2011 - mesmo período investigado pela Pnad - 84,26% dos cerca de R$ 3 milhões destinados a vítimas do trânsito no Estado foram usados para atender pessoas acidentadas que estavam em motos. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de óbitos quadruplicou na última década no Piauí (505 para 957 mortes).

Somente no ano de 2012, a Companhia Independente de Trânsito (Ciptran) registrou 30 mortes em acidentes de trânsito, dos quais 28 vítimas eram condutores ou passageiros de motocicletas. Para a educadora Gemma Galgani Barroso, diretora da Escola de Trânsito do Detran/Piauí, a conscientização de condutores e a fiscalização dos órgãos de Segurança caminham juntas para a redução no número de acidentes. "A educação é necessária, pois ainda existe imprudência. A maioria dos acidentes poderiam ter sido evitados", analisa a educadora. Até o próximo dia 25, o Detran realiza no Estado a Semana Nacional de Trânsito - que busca conscientizar através de atividades a educação no trânsito.

Domicílios

O número de domicílios particulares piauienses que têm pelo menos um aparelho de televisão em casa ainda supera o dos que têm geladeira, segundo dados do IBGE. Em 2011, 89,4% do total dos lares tinham aparelho de televisão.

Já o número dos que tinham geladeira era de 86,8%. No Brasil, essa relação também se repete: 96,9% a 95,8%. Entre os itens da chamada "linha branca", a máquina de lavar roupas é destaque nos domicílios. Passou de 8,9%, em 2009, para 13,5%, no ano passado.

Entre os serviços, a rede de esgoto atende a 4% dos domicílios piauienses. De acordo com o IBGE, quase 63% das casas tem coleta de lixo; 82% rede de água e 94% cobertura de energia elétrica.

 

O Dia

Comentários