As comemorações alusivas ao 192º Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Dia do Piauí iniciarão neste domingo (19), no município de Parnaíba. A programação contará com solenidade cívico-militar em Parnaíba e missa em ação de graças. Em Teresina será realizada uma missa em ação de graças.
Em Parnaíba, acontecerá solenidade cívico-militar em homenagem aos heróis da independência e missa na Catedral de Nossa Senhora da Graça, que será celebrada às 6h30. A solenidade militar contará com hasteamento das bandeiras, posteriormente, será realizada a cerimônia de colocação de coroas de flores no monumento em homenagem aos heróis de 19 de Outubro de 1822, na Praça da Graça, onde será executado o toque de silêncio. Na oportunidade também ocorrerá o desfile da tropa Guarda de Honra, escoteiros e Tiro de Guerra.
Na capital piauiense, será celebrada missa em ação de graça na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, às 18h, para comemorar o Dia do Piauí.
Dia do Piauí
O dia 19 de Outubro foi instituído como Dia do Piauí por meio de projeto de lei de autoria do então deputado estadual José Auto de Abreu e aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Esta é a data em que a Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, aderindo à Independência do Brasil. O grito libertário dos parnaibanos foi liderado pelo presidente da Câmara, João Cândido de Deus e Silva, pelo fazendeiro Simplício Dias da Silva, pelos capitães Domingos Dias da Silva e Bernardo de Freitas Caldas e pelo tenente Joaquim Timóteo de Brito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.