A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), vai reabrir o Restaurante Popular de Teresina. O foi reformado para atender de forma adequada a demanda dos usuários. O evento de reabertura acontece na próxima terça-feira, 01, a partir das 12h.
O Restaurante Popular será administrado pela Fazenda da Paz, unidade conveniada a Prefeitura de Teresina por meio da SEMTCAS e que trabalha com dependentes químicos. O restaurante fica localizado no segundo piso do Mercado Central São José, no Centro da capital, possui uma área total de 1.146 metros quadrados, com refeitório composto por 55 mesas, com a capacidade de receber 286 pessoas simultaneamente.
A cozinha do local conta com um fogão e caldeirão industrial, três câmaras frigoríficas e as outras duas para frutas e verduras, dentre outras salas. “A compra de novos equipamentos se fez necessária para inovar e ampliar os cardápios, apresentando assim uma quantidade mais variada de pratos saudáveis, e com isso, continuar fidelizando a clientela”, esclareceu a nutricionista e responsável técnica pelo Restaurante, Ana Diva Macêdo.
O fornecimento das refeições inicia a partir das 11h e se estende até o término da cota diária, que é de 1.000 refeições, podendo ir até as 14h, que é o término do prazo de distribuição. A partir da reforma, 5% das refeições diárias serão destinadas gratuitamente às pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família e aos outros beneficiários do local será cobrada uma taxa de R$ 2,00 por alimentação.
No local também irá funcionar como um Restaurante Escola no turno da tarde, disponibilizando cursos de auxiliar de cozinha industrial e cozinheiro industrial, sendo 20 vagas inicialmente. Após o término da primeira turma, será disponibilizado o total de 40 vagas, sendo 20 para os internos da Fazenda da Paz e 20 para beneficiários do Programa Bolsa Família.
Os cursos na área de alimentação objetivam a reinserção das pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. A ação é uma oportunidade para ressaltar o trabalho voltado à alimentação, já que o mercado está carente de profissionais nessa área. A primeira etapa dos cursos acontece a partir da reinauguração.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.