Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

16/03/2014 - 19h20

Compartilhe

16/03/2014 - 19h20

Restaurantes podem ser obrigados a divulgar informações nutricionais de alimentos

Senador entende que se trata de uma condição essencial para que os consumidores tomem consciência do tipo de alimentos que estão comendo.

 Agência Senado

 

Está na pauta da reunião de terça-feira (18) da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado projeto que obriga restaurantes, lanchonetes e similares a disponibilizar aos clientes as informações nutricionais dos pratos servidos no estabelecimento.

O autor, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), quer ajudar o consumidor a fazer escolhas saudáveis nas refeições fora de casa, como forma de evitar o sobrepeso e as doenças a ele associadas, como hipertensão e diabetes.

Valadares argumenta que muitos brasileiros trabalham em locais distantes de suas residências, sendo obrigados a fazer as refeições em lanchonetes e restaurantes. Essa tendência dos centros urbanos, diz ele, tem resultado no aumento de casos de obesidade.

“Atraídos pelo paladar, pela praticidade e pelo preço, muitos brasileiros baseiam a sua dieta em comidas rápidas, caracterizadas por alta densidade energética, abundância de gordura e carboidratos e escassez de fibras, vitaminas e minerais”, observa.

Ele considera que a disponibilização da informação nutricional dos alimentos servidos pelos estabelecimentos comerciais, prevista no projeto (PLS 489/2011), é condição essencial para que os consumidores tomem consciência do tipo de alimentos que estão consumindo e optem por escolhas mais benéficas.

Após o exame da CMA, a matéria seguirá para deliberação terminativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A reunião será às 8h30, no Plenário 6 da Ala Senador Nilo Coelho.

Agência Senado

Comentários