Mais uma vez o Piauí perde a oportunidade de viabilizar uma importante obra. Trata-se da Hidrovia do Rio Parnaíba que será administrada pela Companhia Docas do Maranhão-CODOMAR, que acaba de assinar contrato com a AHINOR - Administração das Hidrovias do Nordeste, subordinada ao DNIT, para viabilizar o projeto de viabilidade técnico-econômica e Ambiental, e os projetos básicos e executivos de dragagem, derrocamento, sinalização de margem e balizamento.
Em março passado, o governador Wilson Martins divulgou que havia estado com o ministro dos Transportes e diretor do DNIT e ficou acertado para lançar o edital da obra dia 30 do mesmo mês, através do pregão do DNIT no Piauí.
Ele disse também que o valor da hidrovia seria de R$ 360 milhões. Por enquanto, o Ministério dos Transportes divulgou que gastará 5 milhões nos estudos de viabilidade, oriundos do PAC 2 –Programa de Aceleração do Crescimento.
Segundo o DNIT, os estudos contemplarão o levantamento de dados quantitativos e qualitativos de aproximadamente 1400 quilômetros da hidrovia, incluindo, além de dados ambientais, o perfil socioeconômico dos municípios localizados na área da bacia do Rio Parnaíba.
Tânia Martins
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.