As ações de execução de obras hídricas em todo o território piauiense são essenciais para as famílias moradoras das regiões que enfrentam longos períodos de estiagem. O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e de parcerias com convênios federais, visa construir 320 barragens de contenção em todo o Piauí. Desse total, 185 obras de contenção já foram entregues e 135 estão em execução.
“Nós já concluímos a entrega de 185 barragens de contenção, que beneficiaram 46 municípios piauienses. Agora, temos a previsão de construir outras 135, e, desse total, 57 já estão com obras finalizadas. A previsão é que esse ano possamos entregar outras 78 barragens de contenção”, explica o superintendente da Agricultura Familiar da SRD, Carlos Domingos.
As barragens de acumulação destinam-se a represar água para utilização no abastecimento das cidades. Cada barragem tem capacidade para acumular 16 milhões de litros, utilizados para o consumo humano e também os cuidados com os animais. O valor unitário para a construção de cada barragem corresponde a R$41mil.
Essas obras favorecem o acúmulo de água das chuvas nesses reservatórios, que podem permanecer com água por aproximadamente oito meses após o período chuvoso. Além disso, o Governo do Estado investe nas demais obras de enfrentamento à seca, como sistemas de água, recuperação de poços e construção de cisternas.
Abastecimento
Municípios piauienses também serão contemplados com a instalação de 270 sistemas de abastecimento de água. O projeto começa a ser implantado em 30 municípios, com a execução de serviços como captação de água bruta em mananciais superficiais, captação subterrânea, adutora, estação elevatória de água, estação de tratamento de água, reservatórios, rede de distribuição e ligações domiciliares. O objetivo é beneficiar as milhares de famílias que vivem na zona rural do estado.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.