"Lampião, Lampião foi cabra valente, era de enganchar do princípio ao fim. Vou mostrar que Lampião não era tão valente assim". Quem é fã de carteirinha do rei do baião Luiz Gonzaga sabe bem que os versos acima fazem parte de uma de suas músicas. O que poucos sabem é que a composição de "Lampião (Era besta não)" leva a assinatura de uma piauiense. Solange Veras compôs a letra ao lado de Luiz Gonzaga no início da década de 80 durante a gravação de um comercial no Rio de Janeiro. Solange é a única piauiense a compor para o rei do baião.
A música, segunda faixa do lado B do disco "Luiz Gonzaga - 70 anos de Sanfona e Simpatia (1983)", foi feita a pedido do próprio Rei do Baião. Solange Veras conta que os dois se encontraram durante a gravação de um comercial para a empresa em que a piauiense trabalhava na época e que ela aproveitou o encontro casual para mostrar alguns de seus trabalhos. "A princípio ele não gostou de nada, mas me desafiou a compor uma letra que falasse em Lampião, mas sem mostrar seu lado valentão. Fiz a letra na mesma hora e ele ao meu lado já foi musicando a composição cuja música foi gravada no mesmo ano", lembra.
Nascida em Teresina, Solange conta que na década de 80 foi buscar oportunidades na área musical na cidade do Rio de Janeiro. Ela pretendia compor, mas também trabalhar como cantora. Nada saiu conforme o planejado e ela teve que procurar trabalho em empresas para poder se manter na "Cidade Maravilhosa". "Meus pais não tinham como me sustentar por lá e daí os planos de trabalhar com a música ficaram no baú. Logo depois que fiz essa música com Luiz Gonzaga eu tive problemas de saúde e logo voltei para o Piauí", relata.
Hoje, aposentada, Solange Veras diz amadurecer a ideia de tentar tirar da gaveta algumas antigas composições. Segundo ela, são mais de 40 letras que foram compostas, mas que nunca foram reveladas a outros músicos.
Na edição desta quarta-feira do Projeto Boca da Noite, a Solange Veras será homenageada pelo Grupo Matizes, que lembrará o centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga dentro do show "O mar de Teresina está no céu da boca das meninas". A música com-posta pela piauiense será interpretada por Elines Andrade e contará ainda com a sua participação. O show no Boca da Noite, no Clube dos Diários, faz parte da programação da 8ª Semana do Orgulho de Ser, realizada pelo Grupo Matizes.
"Essa música com Luiz Gonzaga foi o meu único e o mais relevante trabalho profissional na minha vida. Depois que a Marinalva resolveu resgatar essa história eu comecei a pensar no assunto e quem sabe voltar a compor e divulgar esse trabalho", conta.
"Nada mais justo que homenagear Luiz Gonzaga por meio de uma artista local, que foi a única a compor com o Rei do Baião", ressalta Marinalva Santana, membro da diretoria do Grupo Matizes. Ao longo da noite, as cantoras Elines Andrade, Carla Carolina, Silvia Marrom, Cicy Arcangelo e Fernandinha Camelo vão se revezar no palco. O show acontece a partir das 19h e a entrada é gratuita.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.