A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de 2014 foi lançada na manhã desta quarta-feira (8), na Fazenda Padre Cícero, localizada no Km 15 da PI 130.
O evento contou com a participação do secretário do Desenvolvimento Rural, Rubens Martins; e do diretor-geral da Agência Agropecuária do Piauí (Adapi), José Antonio.
“Foi com muita satisfação que anunciamos o índice de 97,59% de cobertura vacinal do gado piauiense no ano passado, tornando o Piauí área livre da aftosa com vacinação. E para garantirmos o mesmo nível de desenvolvimento continuamos seguindo o calendário de vacinação proposto pelo Governo do Estado, com o objetivo de manter o status de área livre recentemente conquistado, elevando assim a qualidade da carne comercializada pelos produtores locais”, ressalta Rubem Martins, secretário estadual do Desenvolvimento Rural.
Segundo José Antônio, a meta é vacinar mais de um milhão de cabeças de gado nas mais de 75 mil propriedades de todo o Estado. Até maio deste ano, o diretor afirma que o Piauí receberá certificação internacional de área livre da doença, o que proporcionará para o criador a exportação de seu rebanho para outros países, com a certificação de uma carne segura para o consumo. “A vacina é a segurança de não termos a doença no nosso gado e este fator nos traz inúmeros benefícios, principalmente em relação à venda do gado”, pontua o diretor.
O prazo para o criador comprar a vacina vai até o dia 31 deste mês, e até o dia 15 de fevereiro o proprietário deve certificar a vacina em seu rebanho em um dos 200 escritórios da Adapi espalhados por todo o território piauiense. A próxima etapa de vacinação contra febre aftosa está prevista para julho de 2014.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.