Apesar da irregularidade das chuvas no mês de novembro, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mantêm a estimativa de que a produção de grãos nos cerrados do Piauí na safra 2013/2014 deverá crescer, na média geral, cerca de 76,3%.
Em seu terceiro levantamento de acompanhamento da próxima safra de grãos, técnicos da Conab visitaram fazendas dos cerrados e chegaram à conclusão de que as irregularidades climáticas no início do plantio não deverão influir desde que o inverno se caracterize no período adequado.
Pelo novo levantamento, a produção de grãos do Piauí foi estimada em 2,823 milhões de toneladas, bem acima da safra passada, que ficou em 1,601 milhão de toneladas. O crescimento da produtividade, levando-se em consideração as três últimas safras, foi estimada em 64,8, passando de 1,266 mil para 2,087 mil quilos por hectare.
A soja, o principal produto dos cerrados, deverá apresentar crescimento de 91,3%, alcançando uma produção de 1,753 milhão de toneladas. Na safra 2012/2013, com a cultura prejudicada pela falta de chuvas na hora da formação dos grãos, a produção foi de apenas 916 mil toneladas.
Os técnicos também esperam que a produtividade média chegue a 2,915 mil quilos por hectare, contra os 1,678 mil quilos da safra anterior. No final do documento, a Conab informa que no momento o clima nos cerrados do Piauí é favorável à plantação de algodão, milho e soja.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.