Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

04/12/2013 - 08h54

Compartilhe

04/12/2013 - 08h54

Piauí firma convênio com a Azul para voos Teresina-Parnaíba-Fortaleza

O acordo possibilitará a implantação de voo regular com destino Teresina - Parnaíba - Fortaleza. A ação visa fomentar o turismo na região do litoral piauiense.

 Do Liberdade News

Aeroporto Internacional de Parnaíba - Prefeito Dr. João Silva Filho (Foto:Infraero)

 Aeroporto Internacional de Parnaíba - Prefeito Dr. João Silva Filho (Foto:Infraero)

O governador Wilson Martins assinará, na tarde desta quarta-feira (4), às 16h30, no Palácio de Karnak, convênio com a empresa Azul Linhas Aéreas para implantação de voo regular com destino Teresina - Parnaíba - Fortaleza. A ação visa fomentar o turismo na região do litoral piauiense, além de dar início ao processo de regionalização da malha aérea no Piauí.

O acordo é resultado de uma iniciativa do governador Wilson Martins, que durante várias reuniões buscou incentivar a vinda de empresas aéreas para atuarem em novas rotas no Estado. Nesse sentido, Wilson assinou, recentemente, decreto que reduz a alíquota do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o combustível QAV (Querosene de Aviação) para empresas aéreas que operam voos regionais regulares no Piauí.

 
Com ICMS reduzido pelo Governo, Azul fará voos regulares para Parnaíba  
   

Pela nova norma, a alíquota cobrada sobre o QAV (para abastecimentos feitos no Piauí) cai de 25% para 8,33% para empresas que realizem serviço regular de transporte aéreo de passageiros destinados a, no mínimo, dois municípios piauienses. A alíquota fica em 6,25% para empresas que operarem entre três cidades do estado e em 5% para companhias que realizarem voos para quatro ou mais municípios do Piauí.

“A isenção oferecida pelo Governo do Estado viabiliza a aviação regional no Piauí, pois os gastos com QAV representam 40% dos custos das empresas do setor. Com essa nova possibilidade de deslocamento para o litoral piauiense estaremos atraindo um número cada vez maior de visitantes, fomentando o desenvolvimento econômico da região”, ressalta Wilson Martins.

De acordo com os executivos da Azul, é possível, até o próximo mês, transferir uma das aeronaves que pernoitam na capital cearense para Parnaíba. A empresa atuará com aeronaves adequadas para a modalidade de aviação regional: aviões turbo-hélices com capacidade para transportar até 70 passageiros.

Do Liberdade News

Comentários