O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) contemplará famílias de 153 municípios piauienses com cursos de capacitação, os quais abordarão técnicas para lidar com a captação de água, além de preparar as famílias para utilizar os equipamentos adquiridos de forma produtiva.
Segundo Romualdo Militão, diretor do Emater, até o fim do ano devem ser instaladas no Piauí um total de 10.800 cisternas, sendo imprescindível a realização de capacitações junto às comunidades beneficiadas. “Estamos começando a implantar as novas cisternas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e para implantar uma cisterna em cada casa, você tem que capacitar as famílias para poder conhecer bem o material e saber usá-lo”, explica.
Ações como esta têm resgatado o ânimo dos produtores, como Maria Helena Silva, que no mês de setembro vai receber a quarta parcela do Bolsa Estiagem. De acordo com a produtora rural, o dinheiro tem garantido o sustento de sua família no município de São José do Piauí, a 281 quilômetros da capital. “Nós precisamos desse incentivo, pois a situação é grave e às vezes não temos de onde tirar nada. Quando tem caju, a gente come, vende ou faz alguma coisa, mas com a seca ficamos sem nada”, relata.
Além da construção de cisternas, o Governo do Estado em parceria com o Governo Federal disponibiliza crédito especial e a venda de grãos com preços mais baixos para os produtores. A solicitação no reparo de sementes e animais também é pauta de inúmeros projetos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o intuito de amenizar os prejuízos dos produtores.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.