A silenciosa morte do Rio Parnaíba e de seus afluentes é motivo de preocupação dos ambientalistas que mais uma vez estarão organizando protesto para chamar atenção da sociedade e dos governos para a degradação do manancial. Nesta sexta-feira, dia 17, no cais do rio, ao lado da feira do Troca-Troca, vai acontecer um manifesto pela revitalização do rio.
O evento é organizado pela ONG Os Verdes, em parceria com a Rede Ambiental do Piauí-REAPI e Fundação Rio Parnaíba. De acordo com a ambientalista Jaqueline Lustosa, cruzes de madeira serão fixadas no banco de areia ali existente, numa simbologia a morte anunciada do Parnaíba. Também será feita uma limpeza de suas margens.
Na oportunidade, membros da Sociedade dos Poetas Porvir declamarão poemas com a temática do rio, enquanto voluntários farão uma limpeza da poluida margens, Segundo Caio Campelo, dos Verdes, nos acostumamos a esperar sempre pelo o outro para resolver problemas ue são nossos. Mais, “até quando ficaremos de braços cruzados? nosso objetivo é trabalhar com a conscientização da sociedade, sobre os problemas ambientais, principal mente o do Rio Parnaíba que sofre com os esgotos, destruição da mata ciliar e assoreamento”,
Neste sentido, os organizadores estão mobilizando o maior número de pessoas para que vejam presencialmente o sofrimento do “velho monge”, e cobrem sua revitalização, pois, mesmo quase morto ainda é o maior rio do Nordeste.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.