Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

26/06/2013 - 09h25

Compartilhe

26/06/2013 - 09h25

Audiência pública vai debater discriminação de homossexuais no Piauí

Na ocasião, será discutido o Plano Piauí sem Homofobia. O Evento acontece dia 27 de junho.

 Redação

Deputada estadual Flora Izabel (PT)

 Deputada estadual Flora Izabel (PT)

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (25) em plenário, requerimento da deputada Flora Izabel (PT) para realização de audiência pública dia 27 de junho, nas Comissões de Direitos Humanos e Juventude e Administração Pública e Política Social com a finalidade de discutir o Plano Estadual de Cidadania e Direitos Humanos, mais conhecido como Plano Piauí sem Homofobia.

A parlamentar petista inclui a celebração do Dia Estadual do Orgulho LGBT previsto na lei nº 6.002/2010. Serão convidados a direção da Articulação Nacional de Travestis, Transexuais e Transgêneros (ANTRA), a coordenação do Grupo Guaribas de Livre Orientação Sexual, o Centro de Referência LGBT, a Diretoria de Direitos Humanos da Sasc, o Grupo Matizes Grupo de Gays Mirindiba, Grupo Piauiense de Transexuais, da Associação de Travestis do Piauí, da SASC, o Secretário Estadual de Governo, de Saúde do Estado, Educação, Setre, Fundespi, Polícia Militar, Secretaria Estadual de Educação, Iapepi, Fundação Cultural do Piauí. .

Alepi aprova PEC que trata sobre orientação sexual
 

Também participarão das discussões membros da Defensoria Pública, SEID, OAB-PI, o Procurador Geral do Estado, Coordenadoria de Comunicação Social, Secretaria Estadual de Justiça e dos Direitos Humanos, Tribunal de Justiça e representantes da SEMTCAS.

Conforme informações da deputada Flora Izabel o debate busca orientar as prefeituras municipais na elaboração dos planos municipais no combate à homofobia. De acordo com as pesquisas foram registrados 235 crimes homofóbicos no País desde 1980. Dessa forma, o Brasil é campeão mundial de crime contra gay, lésbica, e travesti seguido do México e os Estados Unidos. No Piauí, até 2010 foram quatro crimes homofóbicos.

O significado – Homofobia é o ódio contra homossexuais. A cada 3 minutos uma pessoa do segmento LGBT é vítima de discriminação. De 1980 a 2005, cerca de 2.511 homossexuais foram assassinados no Brasil. Estima-se que, em média, mil adolescentes gays cometem suícidio por ano no Brasil.

Redação

Comentários