Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, a Brasil Exploração Mineral S.A (Bemisa), do grupo MT4 Participações e Empreendimentos S/A, já iniciou sua instalação no Piauí. Nesta terça-feira (21), o governador Wilson Martins e diretores da empresa assinaram, no Palácio de Karnak, protocolo de intenções referente ao projeto Planalto Piauí, voltado para a extração de minério de ferro das cidades de Curral Novo, Paulistana e Simões, no Sul do Estado.
“A fase de instalação já foi iniciada, já contamos com a licença necessária. Devemos iniciar a operacionalização em 2016; até lá, se fará um grande investimento, gerando emprego e renda”, afirmou Augusto Lopes, diretor-presidente da Bemisa, acrescentando não haver riscos de o grupo desistir do empreendimento. Os diretores da Bemisa ressaltaram a presteza do Governo do Estado em oferecer apoio e suporte necessários ao empreendimento. De acordo com o protocolo de intenções assinado hoje, o Governo do Piauí compromete-se a implementar melhorias infraestruturais na região.
“Vamos construir uma estrada de 49 quilômetros, que já está sendo licitada pelo Idepi e deve ficar pronta em seis meses; já temos a outorga para captação de água para o projeto na barragem de Poço Marruá; também incluímos o aeroporto de Paulistana, com pista de 1.800 quilômetros asfaltada e balizada no PROFAA”, enumerou o governador Wilson Martins. “Todos os compromissos presentes nesse documento já foram cumpridos ou estão em andamento”, acrescentou. Wilson Martins destacou ainda a inclusão dos trechos ferroviários entre a Transnordestina e Teresina e entre Teresina e Luís Correia dentro do Plano de Expansão Ferroviário, do Governo Federal, e que também beneficiará o empreendimento.
Com o investimento, o Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí deverá ser ampliado em 10% e devem ser gerados 4,8 mil empregos diretos e indiretos. A reserva de minério de ferro que a Bemisa irá explorar é uma das maiores do país. Além de abundante, trata-se de material de alta qualidade, magnetítico, próprio para se chegar a derivados tipo premium.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.