Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 05 de março de 2025
Notícias /

Geral

17/05/2013 - 08h43

Compartilhe

17/05/2013 - 08h43

Artesanato piauiense chegará aos Estados Unidos

Peças da Cooperart Poti serão expostas no evento Mulher Artesã Brasileira, que ocorrerá em Nova York

 Agência Sebrae

Raimundinha Teixeira esteve na sede do Sebrae em Teresina para oficializar sua participação no evento e foi recebida pelo diretor superintendente da instituição, Mário Lacerda

 Raimundinha Teixeira esteve na sede do Sebrae em Teresina para oficializar sua participação no evento e foi recebida pelo diretor superintendente da instituição, Mário Lacerda

O artesanato piauiense será destaque em Nova York, nos Estados Unidos. A presidente e artesã da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho, Cooperart Poti, Raimunda Teixeira, representará o Piauí na exposição Mulher Artesã Brasileira, que acontecerá na sede da Organização das Nações Unidas, ONU, naquele país.

A artesã foi recebida pelo diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda; pelo gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços da instituição, Gilson Vasconcelos; e pela gestora do Projeto de Artesanato Expoarte, Rosa de Viterbo.

“O Sebrae acredita na força do artesanato piauiense. Realizamos diversos treinamentos, e consultorias sobre design, produção e gestão com foco no avanço das unidades produtivas. Nosso objetivo é tornar esses empreendimentos cada vez mais competitivos e destacar a qualidade do nosso artesanato”, informa o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

De acordo com a gestora do Projeto Expoarte do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo, a presidente da Cooperart Poti receberá orientação técnica no que diz respeito aos produtos e também sobre as documentações necessárias para participação no evento.

A Cooperart Poti é formada por 39 mulheres que fazem e contam sua história a partir da cerâmica. Atualmente as cooperadas desenvolvem peças decorativas, utilitárias e acessórios de moda como colares, brincos e pulseiras.

“É muito gratificante representar o artesanato piauiense em um evento grandioso como o Mulher Artesã Brasileira. Além disso, é uma excelente oportunidade para dar mais visibilidade às cerâmicas produzidas pela cooperativa”, afirma Raimunda Teixeira.

Além do Piauí, foram selecionadas artesãs do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

MULHER ARTESÃ BRASILEIRA

O Projeto Mulher Artesã Brasileira tem como objetivo divulgar a cultura e a economia brasileira por meio de mulheres que alcançaram, na produção artesanal, não somente uma forma de subsistência, mas também uma motivação constante de transformação da realidade social.

A seleção dos projetos inscritos foi realizada por uma comissão formada por representantes da Associação Brasileira de Exportação do Artesanato, Abexa; do Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e do Sebrae Nacional.

Agência Sebrae

Comentários

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Desculpe a imagem está corrompida