Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 01 de fevereiro de 2025
Notícias /

Geral

30/04/2013 - 17h08

Compartilhe

30/04/2013 - 17h08

Governo estuda viabilidade da transposição do São Francisco para o PI

O anúncio foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante o Encontro com Prefeitos.

 Redação

 

A presidenta Dilma Rousseff autorizou o estudo de viabilidade do Eixo Oeste da Transposição do Rio São Francisco (Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional), beneficiando o Piauí. O anuncio foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante pronunciamento no Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, na manhã desta terça-feira (30), no Blue Tree Towers, em Teresina.

O governador entregou ao ministro os termos de referência da transposição. A inclusão do Piauí nas obras de transposição do Rio São Francisco é uma demanda do governador Wilson Martins e da bancada federal piauienses ao Ministério da Integração Nacional, responsável pelas obras. De acordo com o governador, com essa obra se resolve de maneira permanente o problema do triângulo do Semiárido, a região mais atingida pela seca.

A proposta é de as águas do Velho Chico serem conduzidas através de dois canais aos rios Piauí e Canindé, nos municípios de São Raimundo Nonato e Paulistana. Seriam contemplados 10 municípios, como Guaribas e Acauã, localizados na região que mais sofre com secas no Piauí.

"Nos próximos dias vamos iniciar a implantação do canal Sul, na Bahia, e a presidenta Dilma autorizou os estudos de viabilidade do eixo Oeste. Se forem positivos, como acreditamos que seja, quero ter a alegria, como nordestino, de lançar os estudos para Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para a transposição do São Francisco para o Piauí", afirmou Fernando Bezerra.

Redação

Comentários