Cerca de três mil agricultores vão invadir às ruas de Teresina nesta quarta-feira (25) para protestar contra a seca no Piauí. A manifestação faz parte do “ 8° Grito da Terra Piauí”, que como tema este ano “”Água e terra, direito de todas as pessoas”, e é considerado o maior protesto realizado no estado.
Atualmente, o Piauí vive a pior seca dos últimos trinta anos, por isso os trabalhadores irão pedir mais recursos para a agricultura familiar. É o décimo oitavo grito da Terra Brasil, cujo tema, este ano, é Água e Terra, direito de todas as pessoas. Além da seca, os agricultores rurais vão pedir a valorização da agricultura familiar e liberação de recursos.
As caravanas com os manifestantes chegarão a partir das 6h da manhã e vão se concentrar na Praça da Liberdade, no Centro de Teresina, onde participam de um café da manhã.
A caminhada do grito da Terra Brasil, Piauí, está prevista para começar às 9h. Logo depois, os agricultores saem em passeata e param nos principais órgãos do Governo do Estado e Federal ligados ao campo. Eles entregam, em cada um, documento contendo os pedidos da classe.
A categoria está mobilizada desde a semana passada. E segundo a federação dos trabalhadores na agricultura (Fetag), as perdas na agricultura são maiores que 90%.
De acordo com a defesa civil, hoje, são 184 municípios decretaram situação de emergência e mais de um milhão e duzentas mil pessoas são atingidas pela estiagem.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.