Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 03 de fevereiro de 2025
Notícias /

Geral

25/07/2012 - 09h01

Compartilhe

25/07/2012 - 09h01

As Sete Cidades de Pedra: mistério e beleza nos arredores de Piracuruca

As cachoeiras, riachos e piscinas naturais são mais um atrativo do parque.

 Terra Querida

 

O Piauí é, sem dúvidas, um estado com muitos atrativos turísticos, os quais guardam consigo a história da humanidade, bem como construções que preservam as características de épocas importantes para o cenário nacional. Nas proximidades do município de Piracuruca, a 196 quilômetros de Teresina, o Parque Nacional de Sete Cidades é mais um dos atrativos dessa Terra Querida.

Com uma área de 6.221 hectares, o parque foi criado através de decreto no dia 8 de junho de 1961, sendo administrado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Primeiro centro intelectual dos povos tupis, local de passagem dos povos fenícios, cidade encantada, vários são os mistérios, lendas e estórias relacionadas às Sete Cidades de Pedra, nome dado ao parque devido à divisão do território em sete grandes praças imaginárias.

Localizado a cerca de 18 quilômetros do município de Piracuruca, o Parque Nacional de Sete Cidades guarda várias formações rochosas de diversos nomes, tamanhos e formas. Algumas muito altas lembram castelos, edifícios, muralhas, pessoas, animais ou mesmo o mapa do Brasil. Além das pedras em formato peculiar, na extensão do parque é possível encontrar riachos, cachoeiras e piscinas naturais. Animais silvestres e inscrições rupestres de origem desconhecida também compõem o arsenal histórico-cultural do parque.

As peças artesanais feitas por produtores locais são um atrativo à parte. As louças e adereços para decoração são comercializados em pequenas barracas e quiosques no interior do parque, atraindo a atenção de visitantes e turistas de todo o país.

Terra Querida

Comentários