Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 01 de fevereiro de 2025
Notícias /

Geral

17/04/2013 - 16h53

Compartilhe

17/04/2013 - 16h53

Parlamentares piauienses criticam modelo de gestão na Eletrobras

Vereadores e deputados também fizeram criticas pelo fato do presidente da instituição no Piauí, morar no Rio de Janeiro.

 Do Liberdade News

 

No segundo bloco de perguntas ao presidente da Eletrobrás, Marcos Madureira, participaram o deputado Evaldo Gomes (PTC), o vereador Samuel Silveira (PMDB), o líder comunitário Edvaldo José de Oliveira, o deputado João de Deus (PT), o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT) e o líder comunitário Elias Barbosa.

O deputado Evaldo Gomes questionou o modelo de gestão da Eletrobrás, por considerar que da última audiência para a atual quase nada mudou. Os problemas de falta de energia atingem todas as classes sociais no Piauí.

O diretor da Eletrobrás informou que os investimentos foram elevados e o número de horas com falta de energia diminuiu consideravelmente (45%). Negou que a empresa tenha apenas cinco equipes para atendimento. São 30 equipes - frisou.

O vereador Samuel Silveira levantou a questão do atendimento às reclamações, centralizado, que segundo se comenta teria gerado 200 empregos em Brasília. O diretor informou que há atendimento descentralizado e diretamente em Teresina, sem custo para o consumidor.

O líder comunitário Edvaldo José Azevedo, afirmou que na comunidade “Cebola” existe projeto de irrigação prejudicado por ser a energia monofásica. As máquinas não funcionam. O diretor respondeu afirmando que não conhece o projeto, mas garantiu que energia monofásica movimenta máquinas, dependendo do tamanho da área cultivada.

O deputado João de Deus reafirmou sua preferência pela empresa pública, lembrando que a privatização não resolve a questão dos serviços, citando o exemplo da telefonia.Ele defendeu que haja investimentos em pessoal, pois percebe deficiência no atendimento.

Sobre a ampliação do quadro de funcionários o diretor foi de acordo. Ele explicou que existem pessoas que agora vão ser beneficiadas com novo programa para aposentadoria digna. A questão do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional), segundo o diretor realmente trás complicações, mas está havendo reuniões para solucionar os problemas.

O vereador Dudu (PT) criticou gestões que prejudicaram a empresa energética com ideia de privatização. Ele destacou o aumento do número de consumidores, que atualmente é de R$ 1 bilhão e o crescimento no Piauí foi de 14%, mais que o triplo da média nacional. O diretor acrescentou à fala de Dudu o fato de a Eletrobrás ter decidido inspecionar todos os novos equipamentos, pois alguns chegam com defeito. Antes não se fazia isso - frisou

O líder comunitário Elias Barbosa defendeu que o presidente da Eletrobrás permaneça mais tempo no Piauí, já que, nas empresas, diretores não decidem nada. Só o presidente. Ele se queixou do abandono do Luz Para Todos em União e José de Freiras, cujos postes estão largados no chão.O presidente concordou com a denúncia dos postes no chão, pois isso não era para acontecer. Prometeu examinar o problema do Luz Para Todos na região.

Do Liberdade News

Comentários