O Governo vai investir R$ 1,5 milhão para apoiar a implantação de um viveiro de referência com capacidade para produzir 200 mil mudas por ano, que serão usadas no reflorestamento de áreas degradadas na bacia hidrográfica do rio Parnaíba. A ação poderá ser ampliada para alcançar os 279 municípios que formam a bacia nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.
O Programa de Revitalização das Bacias dos Rios São Francisco e Parnaíba será executado pela Codevasf, em parceria com a Associação de Reposição Florestal do Piauí (Piauíflora). O convênio já foi assinado e a produção deverá começar em maio deste ano.
O viveiro será implantado na Floresta Nacional de Palmares, unidade de conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Altos, a 40 quilômetros de Teresina
Com o projeto, é esperada a recuperação de áreas de matas ciliares com a oferta de mudas de diversas espécies nativas, que atenuarão os efeitos negativos do desmatamento e degradação do solo, reduzindo a ocorrência de processos erosivos e, em consequência, o assoreamento do rio Parnaíba e seus afluentes.
De início, a produção será de mudas de espécies nativas para recuperação de áreas degradadas. Em um segundo momento serão produzidas mudas destinadas à arborização urbana e implantação de florestas visando à produção de energia.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.