Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 02 de fevereiro de 2025
Notícias /

Geral

10/03/2013 - 14h18

Compartilhe

10/03/2013 - 14h18

Piauienses matam a fome comendo "rato-rabudo", diz Uol

De acordo com a reportagem, a comida está escassa em consequência da forte seca que assola o sertão piauiense.

 Do Liberdade News

 

Uma reportagem do site Uol denunciou que piauienses da cidade Assunção do Piauí, localizada 273 km de Teresina, comem “rato-rabudo” para complementar as refeições. De acordo com a reportagem, a comida está escassa em consequência da forte seca que assola o sertão piauiense.

A reportagem cita Genivaldo Bezerra, que reside no povoado Brejinho, zona rural de Assunção do Piauí, ele afirma que o consumo do roedor é comum na região. A caça é feita de forma artesanal. "Quando o rabudo passa pela armadilha, a pedra cai em cima e ele morre sufocado. No dia seguinte, a gente vai logo cedo ao local buscar o animal para já ser consumido no almoço", explica Genivaldo.

A grande maioria dos moradores de Brejinho são cadastrados no programa Bolsa Família. Mas afirmam que o dinheiro só dá par ao arroz e o feijão. Para a mistura, a dona de casa Francisca Ramos da Silva, de 41 anos, afirma “A gente tem de se virar. Não plantamos nada neste ano por conta da chuva que não veio. Ninguém aguenta almoçar com a comida pura e, como o dinheiro que recebemos só dá para comprar arroz, feijão e macarrão, comemos o rabudo para complementar".

Segundo o "Guia dos Roedores do Brasil", o rato-rabudo (Thrichomys apereoides) é chamado por esse nome porque tem a cauda longa e mais peluda que as demais pelagens do corpo. O animal é um mamífero roedor encontrado tipicamente nas regiões Nordeste e Norte do Brasil e habita áreas pedregosas e de vegetação aberta, como a caatinga e o cerrado, no Brasil, e o chaco, no Paraguai.

Do Liberdade News

Comentários