A comunidade estudantil da Universidade Federal do Piauí já passa de 20 mil estudantes. A instituição conta com três restaurantes universitários no campus, localizados no Centro de Ciências da Educação, no Centro de Ciências Agrárias e outro entre o Centro de Ciências da Natureza e o Centro de Ciências da Saúde. No entanto, esses não são mais suficientes para atender a demanda da universidade.
Filas longas fazem usuários abandonarem Restaurante Universitário da UFPI Reuni proporciona expansão física e acadêmica da UFPI
|
As grandes filas nos horários de refeição, a falta de estrutura e até mesmo a falta de alimento são algumas das principais reclamações desses estudantes. O aluno Ivanilson Borges, do curso de Artes Visuais fala que almoça e janta no restaurante todos os dias. “Venho todos os dias almoçar e jantar no RU, devido à viabilidade, tanto para cumprir meus horários de aula, como pelo preço, que é mais em conta.”
Ivanilson Borges, estudante de Artes Visuais da UFPI |
Quanto ao serviço oferecido pelo restaurante, o estudante é enfático, “É um serviço que não agrada os alunos, os RU’s hoje sofrem desde problema de estrutura a até mesmo a falta de alimento quando a gente se encontra na fila. Outra coisa importante é que o cardápio é elaborado por nutricionistas da própria UFPI, mas não existe uma variedade nesse cardápio, pois quase todo dia, a refeição é frango ao meio dia e também pela noite. É perceptível a diferença dos restaurantes daqui com o RU do Instituto Federal do Piauí, que tem uma estrutura muito maior.”
Ivanilson fala ainda que por várias vezes precisou se deslocar para outras unidades do restaurante no campus devido às enormes filas. “Algumas vezes precisei sair desse RU que é localizado no meu centro, o CCE, para ir até o restaurante central para almoçar e chegar no horário da minha aula, ou então para cumprir horário na PRAEC, de onde eu era bolsista.”
Sueli Teixeira, nutricionista da UFPI |
Em entrevista ao Liberdade News, a nutricionista do RU Sueli Teixeira contesta a declaração do aluno de que o cardápio é variado. “Estudantes reclamam do excesso de frango, mas isso não procede. Um tipo do preparo de franco é ofertado um dia sim e outro não. Nosso cardápio oferece 6 itens que supre a necessidade calórica média do usuário padrão. São 1.200 calorias no almoço e 1000 no jantar”, destaca.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.