Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Colunas /

Curiosidades

Curiosidades

cantidosfilho@gmail.com

17/10/2023 - 08h50

Compartilhe

Curiosidades

cantidosfilho@gmail.com

17/10/2023 - 08h50

Mãos Anônimas e Calejadas dos Candangos

 

Brasília-DF (Foto: Herivelto Cordeiro)

 Brasília-DF (Foto: Herivelto Cordeiro)

De passagem por esta bela cidade (Brasília) e primeiro conjunto urbano do século XX a ser reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1987. Concebida, projetada e construída entre 1957 e 1960, Brasília é parte de um projeto nacional de modernização,  conduzido pelo então presidente Juscelino Kubitschek.  

Lúcio Costa foi o responsável pelo desenho e monumentalidade da cidade. Vencedor de um Concurso Nacional realizado pelo presidente Juscelino.  Ao arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer coube a nobre tarefa de desenhar com linhas arrojadas e modernistas as edificações da nova capital do Brasil. 

Olhando para toda esta beleza inigualável faz-nos lembrar àqueles tantos e incontáveis brasileiros, notadamente nordestinos, que chamados de candangos materializaram toda a obra idealizada no projeto da nova capital. E um tio, irmão de minha mãe, de Pedro II-PI foi para a aventura da construção de Brasília. Francisco era o nome dele. Lembro-me de algumas fotos sua na cidade ainda em construção que o mesmo mandou como recordação como lembrança de sua nova vida em terras distantes. Não voltou mais a Pedro II.  As fotos infelizmente perderam-se no tempo. E o Francisco,  o candango, hoje está eternizado no memória e na eterna saudade de seus familiares mais próximos que residem na cidade de São Paulo.  O candango recentemente foi chamado para junto do Pai após cumprir uma longa jornada neste nosso plano terreno. 

Brasília deve muito a essas mãos anônimas e calejadas pelo duro trabalho que tiveram em construir e erguer uma cidade.

*****
Herivelto Silva Cordeiro, servidor público federal - nas redes sociais. 
 

Comentários