Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Colunas /

Curiosidades

Curiosidades

cantidosfilho@gmail.com

20/09/2023 - 09h45

Compartilhe

Curiosidades

cantidosfilho@gmail.com

20/09/2023 - 09h45

JABUTI

 

Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira

 Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira

Ontem, durante uma aula sobre literatura modernista, um aluno indagou-me por que um dos importantes prêmios literários brasileiro se chama "Jabuti'. Dei-me conta de que não sabia... Fui pesquisar: encontrei a resposta na ótima página deles, mantida pela CBL (Câmara Brasileira do Livro):

"Por que “jabuti” para nomear um prêmio literário? A resposta encontra explicação no ambiente cultural e político da época, influenciado, sobretudo, pelo modernismo e pelo nacionalismo, pela valorização da cultura popular brasileira, das raízes indígenas e africanas, de suas figuras míticas, símbolos seculares carregados de sabedoria e experiência de vida e legados de uma geração à outra. Sílvio Romero, Mário de Andrade, Monteiro Lobato e Luís da Câmara Cascudo, entre o final do século XIX e o início do século XX, foram pioneiros na pesquisa, no estudo e na divulgação dessa rica cultura popular.

E foi Monteiro Lobato, provavelmente, o mais prolífico na recriação literária das histórias desses personagens meio enigmáticos, meio reveladores e sempre sedutores do folclore nacional. Um desses personagens da literatura infantil de Lobato é, como se sabe, o jabuti. O pequeno quelônio, já familiar no imaginário das culturas indígenas tupi, ganhou vida e personalidade nas fabulações do autor das “Reinações de Narizinho”, como uma tartaruga vagarosa, mas obstinada e esperta, cheia de tenacidade para vencer obstáculos, para superar concorrentes mais fortes e chegar à frente ao final da jornada. Com essas credenciais, o jabuti ganhou também a simpatia e a preferência dos(as) dirigentes da CBL, que o elegeram para inspirar e patrocinar um prêmio que homenageia e promove o livro." 

(https://www.premiojabuti.com.br)

*****
Feliciano Bezerra, professor doutor da UESPI - nas redes sociais. 


 

Comentários