Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Colunas /

Opinião

Opinião

contato@acessepiaui.com.br

19/09/2023 - 08h23

Compartilhe

Opinião

contato@acessepiaui.com.br

19/09/2023 - 08h23

Caminhamos a passos largos para o emburrecimento

 

 

Algumas pessoas acham que é possível ensinar alguém a escrever um texto. Eu não acredito nisso. Acredito, sim, que a leitura, feita com critério e boas escolhas, pode ajudar na construção de um texto. Um texto é um tecido que se tece com frases. Frases são o elo de ligação das ideias. Estas surgem à proporção que o tecido (texto) ganha corpo.

Um texto ganha forma cuja aparência é dada pela escolha das palavras certas. Qualquer pessoa pode escrever um texto, desde que encontre a ideia exata e saiba conduzir, com coerência, as palavras e suas relações na frase.

Em vez de cursos de redação, dever-se-ia ensinar, na escola e na família, o gosto pela leitura, o prazer de ler. Sei que ensinar o gosto e o prazer não será nada fácil, principalmente numa época em que crianças e adolescentes estão fascinadas por jogos no celular.

Caminhamos a passos largos para o emburrecimento. Começamos a ter pessoas formadas nas universidades com baixo nível de conhecimento. Raríssimas vezes, vemos alguém falando sobre um livro que leu ou que pretende ler. Os que amam a leitura são um grupo muito seleto. E os que escrevem, também.

A essência das coisas vai perdendo espaço para o narcisismo. Cada um quer ver a sua bela imagem refletida em si mesmo. Já não pensamos nas coisas que estão a nossa volta. Só vemos a nós mesmos.

*****
Lourival Lopes Silva é unionense e professor do IFPI - nas redes sociais. 

Comentários