Quando o escritor e poeta maranhense Coelho Neto, considerado o "Príncipe dos Prosadores Brasileiros", Caxias 1864 - Rio de Janeiro 1934, em 1899 ao visitar a cidade de Teresina extasiado com tanto verde logo a batizou de Cidade Verde.
Essa expressão pegou ganhou fama e desde então a população da cidade incorporou este título. Quase que imaginário pois não havia estudos da relação habitante/área verde. Esse verde era restrito à praças do centro, com destaque para a Praça Marechal Deodoro, popularmente conhecida como Praça da Bandeira e aos quintais, pois naquela época era comum nas residências quintais com muito verde. Pomares.
Apenas no ano de 1987 mais de 80 anos depois da denominação de Cidade Verde por Coelho Neto é que Prefeitura Municipal de Teresina, ao lançar o II Plano Diretor, faz constar o zoneamento urbano disciplinando o uso e ocupação do solo urbano prevendo a preservação das áreas marginais dos rios e dos mananciais de abastecimento ?água e a criação de reservas ambientais.
O verde resiste apesar dos pesares. No entanto o "florescimento" e o crescimento avassalador da "Selva de Pedra" é visível. Facilmente notado. Espigões surgem da noite para dia como num passe de mágica. É a força da grana que ergue e destrói coisas belas como diz Caetano Veloso em um dos versos de sua famosa canção Sampa.
E se Coelho Neto hoje voltasse do além o que será que diria do visual de nossa "Cidade Verde" por ele assim denominada?
*****
Herivelto Silva Cordeiro, servidor público federal - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.