Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 02 de fevereiro de 2025
Notícias /

Geral

25/12/2012 - 12h08

Compartilhe

25/12/2012 - 12h08

Morre Dona Canô, aos 105 anos, após isquemia cerebral

Ela havia passado seis dias internada e recebeu alta do Hospital São Rafael, em Salvador, na sexta-feira (21)

Nascida em 16 de setembro de 1907, Claudionor Viana Teles Veloso construiu sua história no Recôncavo Baiano, no município de Santo Amaro da Purificação.

Dona Canô era conhecida por sua personalidade forte e receptividade. A matriarca teve oito filhos, entre eles os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia e passou a noite de Natal com sua família reunida no sobrado de número 179, no centro de Santo Amaro, onde sempre morou.

Sua vida transformou-se em música, com a composição do filho Caetano Veloso, “Dona Canô” e interpretada pela cantora Daniela Mercury. Inspirou também o historiador Antônio Guerreiro de Freitas, que publicou em 2009 a biografia "Canô Velloso, lembranças do saber viver".

Segundo a família, o velório será realizado até as 18h desta terça-feira, em casa, com acesso apenas dos parentes. Depois disso, o corpo de Dona Canô será levado para o Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, onde os moradores poderão se despedir da matriarca.

O sepultamento está marcado para 10h de quarta-feira (26), no cemitério de Santo Amaro, após a missa de corpo presente na Matriz da Purificação.

Thalyta Arrais, do LiberdadeNews

Comentários