Milhares de agricultores do Piauí participaram de uma romaria no final de semana. Eles foram a um dos mais importantes santuários do estado para pedir a volta da chuva. A situação é cada vez mais dramática no campo.
A estiagem prolongada está dizimando o rebanho bovino no sertão do Piauí. Os animais perdem a resistência e estão morrendo de sede e fome. Grandes e pequenos reservatórios secaram. O pasto desapareceu.
Vaqueiro há 30 anos, Tertulino Alves solta o aboio para consolar o gado. Essa é uma das formas de agradar os animais que estão sofrendo com os efeitos da seca.
Os agricultores decidiram apelar para ajuda divina para pedir a volta da chuva ao sertão piauiense. No final de semana, eles se reuniram no santuário de Santa Cruz dos Milagres. Cera de 20 mil pessoas participaram da romaria.
Cada município levou a imagem do santo padroeiro. Foram reunidas 80 imagens. Os devotos rezam e cantavam pedindo chuva. A romaria terminou com a celebração de uma missa campal no adro da igreja de Santa Cruz dos Milagres.
De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, 188 dos 223 municípios do Piauí estão em situação de emergência por causa da seca.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.