Imagem registrada nos últimos dias em Itaueira, no sul do Piauí. (Foto: Francisca Leite)
A Gerência de Hidrometeorologia do Governo do Estado através do boletim de análise meteorológica prevê tempo nublado com pancadas de chuvas em parte da região sul do Piauí. A Zona de Convergência de Umidade, mesmo enfraquecida, continua favorável às instabilidades que provocam chuvas no Centro Sul e no Sul do Piauí, que podem ser acompanhadas de trovoadas.
Em algumas cidades onde provavelmente haverá pancadas de chuva não chove há um ano. A proximidade com o período chuvoso anima os sertanejos. "Estamos em uma situação difícil precisando de chuva, sem ela nada rende por aqui, tivemos perdas grandes na agricultura e na criação de animais, esperamos que chova o mais rápido possível", diz o produtor Benjamim Valdivio, de Corrente, no extremo Sul do Piauí.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, explica que o Governo do Estado está dando total amparo aos produtores afetados com a estiagem. Parcerias com o Governo Federal ajudam a melhorar a convivência do homem com o semi-árido. "Estamos todos engajados nesta luta, em alguns lugares a situação é difícil, mas temos o aval do governador Wilson Martins para não medir esforços para ajudar o sertanejo".
O apoio do Governo Federal através de programas sociais e projetos estruturais como construção de adutoras, barragens, cavação de poços, instalação de cisternas e assistências emergenciais através de carros-pipa tem contribuído para melhorar a vida de milhares de piauienses. "Estamos recebendo um grande apoio do Governo Federal, mesmo a sim a luta continua e é diária para conseguir mais recursos para o Piauí, estamos entregando obras e serviços para reduzir o impacto da seca para o nosso povo", afirmou o Governador Wilson Martins.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.