Com a presença do presidente em exercício do TJPI, Desembargador Fernando Carvalho Mendes e do coordenador do movimento pela conciliação no estado, Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, foi aberta na manhã desta quarta, 07.11, mais uma Semana Nacional de Conciliação, um esforço conjunto em âmbito nacional idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça e posto em prática em parceria com os tribunais estaduais.
No Piauí, há expectativa de crescimento no número de acordos em relação ao ano de 2011, quando ocorreram mais de 5 mil audiências, com êxito em mais de 50% dos casos, gerando uma cifra de mais de oito milhões de reais envolvendo acordos.
Este ano o número que chama atenção são das audiências das varas de família, devido aos casos de reconhecimento de paternidade e correção de registro de nascimento dentro dos programas “Pai Presente” (CNJ) e “Ser Pai é Legal” (TJPI). Mais de 800 audiências envolvendo famílias irão movimentar o auditório do TJPI até o dia 14, quando se encerra a Semana Nacional de Conciliação.
Na abertura, falando à imprensa, o presidente em exercício Fernando Mendes destacou o esforço de magistrados, conciliadores e servidores em prol da Semana de Conciliação. Já o coordenador e grande entusiasta da conciliação no estado, Edvaldo Pereira de Moura, chamou de “alvissareiros” os números produzidos em sete anos de esforços pela popularização da cultura do acordo no lugar dos litígios que eventualmente transformavam-se em processos na justiça comum.
A audiências da Semana Nacional de Conciliação acontecem no auditório do TJPI de 07 a 14 de novembro (incluindo final de semana). A organização do evento no estado espera divulgar os números da campanha deste ano logo após os encarramentos dos trabalhos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.