Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 02 de fevereiro de 2025
Notícias /

Geral

06/11/2012 - 11h59

Compartilhe

06/11/2012 - 11h59

Apenas 6 das 224 cidades do Piauí têm serviço municipal de trânsito

Deputado estadual cobra atitude do Ministério Público para obrigar prefeituras a criar órgãos voltados para gerência do tráfego.

 Rogério Holanda

 

Dos 224 municípios do Piauí, apenas seis têm o serviço de trânsito municipalizado, ou seja, a prefeitura se compromete com a melhoria do trânsito.

É papel do Ministério Público, nas cidades onde  o serviço ainda não é oferecido pela prefeitura, provocar, cobrando na justiça que o prefeito instale um órgão municipal para gerir o tráfego.

Leia também: Piauí é o 5º do Nordeste em indenizações por morte no trânsito

Pela norma, tal órgão empreende suas ações na cidade como instalação de semáforos, melhorias na sinalização e promoção da educação no trânsito com dinheiro oriundo de multas aplicadas nos maus condutores, isentando, assim, a prefeitura de gastos extras.

Leia também: Itens de segurança no trânsito são pouco utilizados no Piauí

Esse tema foi abordado nesta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa do Piauí. Durante pronunciamento o deputado João de Deus (PT) destacou o grande número de acidentes de trânsito no Piauí.

Leia também: Teresinense anseia pela melhoria da mobilidade urbana

O parlamentar acredita que a solução desse problema é a municipalização do trânsito e defende que isso seja feito através de Termo de Ajuste de Conduta pelo Ministério Público Estadual, uma vez que, espontaneamente, os prefeitos não querem assumir tal responsabilidade.

De acordo com João de Deus, em todo o Estado do Piauí existem apenas seis municípios com o trânsito municipalizado. “Sem essa medida, os acidentes tendem a aumentar. Curiosamente, os municípios menores têm índices mais altos de acidentes, proporcionalmente ao número de habitantes”, afirmou o deputado.

 

Leia também: Piauí realiza campanha pela educação no trânsito do estado

Com a municipalização, disse o petista, poderia haver educação do trânsito e também maior arrecadação pelos municípios. Não há como o Detran-PI sinalizar vias municipais, onde muita gente pede redutores de velocidade e sinalização em geral.

Rogério Holanda

Comentários