A dona de casa, Lúcia das Neves, de 44 anos, morreu após receber uma descarga elétrica provocada por raios durante uma forte chuva na cidade de Redenção do Gurguéia, localizada a 691 quilômetros de Teresina. Ela estava debaixo de um cajueiro, no quintal de sua casa, apanhando um carro de mão com o seu cachorro, quando houve a descarga.
O animal morreu no local. A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para Bom Jesus, mas não resistiu e veio a óbito na localidade Barra Verde, distante 30 quilômetros da cidade.
Segundo o enfermeiro Paulo Henrique Piauilino, diretor do hospital, Lúcia sofreu quatro paradas cardíacas e respiratória durante o percurso. Ela foi atendida pela Unidade de Saúde Avançada (USA), que foi ao encontro da paciente.
A dona de casa deixou o esposo, José Santana Silva, conhecido com “Zé Licindo”, seis filhos e uma neta.
Cuidados
O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) recomenda que, em dias de temporais, as pessoas se afastem de postes de iluminação, árvores, cercas de arame farpado e, se estiverem na água (praia ou piscina), saiam imediatamente ao menor indício de raios ou trovões, já que a água é altamente condutora de eletricidade.
Outra dica é evitar falar ao telefone, principalmente os fixos com fio, já que o fio pode transportar a corrente elétrica de um raio. Além disso, evite usar telefone celular na rua quando houver raios.
Em caso de raios, o maior perigo, de acordo com o Elat, é ficar em locais descampados, como campos de futebol, pastagens e estradas, por exemplo. Procurar abrigo debaixo de árvores, no entanto, é um erro bastante comum e pode ser fatal. Se não for possível entrar em uma residência, o melhor é ficar agachado no chão, com as mãos na nuca e os pés juntos.
Se for possível, entre em um automóvel ou ônibus e tente manter as janelas fechadas. Ficar dentro de objetos metálicos fechados (como carros, ônibus e aviões) é seguro, porém ficar do lado de fora destes objetos é perigoso.
Com informações do Piauí Notícias
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.