Controlar a ansiedade e ficar bem distante dos livros são as recomendações principais para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. Estudantes que já viveram essa experiência acreditam que o melhor, faltando tão pouco tempo para as provas, é descansar.
Os argumentos dos agora universitários são convincentes: não há mais tempo para aprender algo novo, revisões de última hora podem desgastar e cansar o candidato e a avaliação, que é extensa, exige tranquilidade. Para eles, vale mais a pena conferir as últimas notícias do mundo, dormir bastante, assistir a filmes e ler algo diferente do que será exigido nos testes.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. São quatro testes objetivos entre sábado e domingo, com 45 questões cada, mais uma redação. No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e meia para responder aos itens e, no segundo, dia da redação, terão uma hora a mais nesse prazo.
Assista em vídeo: dicas para a redação do Enem na TV LIBERDADE
Débora Lopes de Morais, de 18 anos, ressalta que o processo é muito cansativo, já que as avaliações são longas. Opinião semelhante a de diferentes jovens ouvidos pelo iG , que contaram o que fizeram nos últimos dois dias antes do Enem quando eles eram candidatos. Inspire-se nas dicas:
1.Fique por dentro do que acontece no mundo
As provas do Enem abordam nos textos de apoio, nas questões e na redação o conhecimento de temas que estão em debate no País e no mundo. Por isso, a dica dos estudantes é que os candidatos leiam notícias em sites, revistas, jornais e televisão.
“Eu acho que quem vai fazer a prova deveria aproveitar o feriado, dar uma olhada em revistas, temas da atualidade, revisar esses detalhes que são importantes para a redação”, recomenda Larissa Matos Rodrigues de Brito, 17 anos. A estudante ainda está no 3º ano, mas fez a prova no ano passado e obteve uma média boa: 780 pontos.
Este ano, Larissa se prepara para manter a média – ou até aumentar – para se candidatar a uma vaga no curso de medicina.
2. Leia os livros de literatura que te esperaram no criado-mudo o ano todo
Durante o ano, provavelmente, a cabeça dos candidatos esteve voltada exclusivamente para o Enem e os diferentes vestibulares que a maioria presta. Além da literatura obrigatória exigida nos processos seletivos, poucos conseguem dar uma lida em algo diferente. Pois, na opinião de Joana Pacheco, 18 anos, ler pode ser uma boa nesse momento. Desde que o tema seja diferente do Enem.
“Agora, o que o estudante tinha de fazer já foi feito, não adianta ficar desesperado. É hora de relaxar, ler outra coisa que não seja referente às matérias. A prova é muito cansativa e não é bom chegar cansado à prova”, opina Joana. A jovem cursa Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diz que, quando o vestibular da instituição passou a exigir o Enem na primeira fase, ela não gostou. “Achava o vestibular muito bom”, diz.
Hoje, enumera vantagens: quem faz cursos mais difíceis não precisa fazer milhares de provas diferentes, de instituições diferentes; a preparação se concentra em uma só avaliação.
3. Assista a filmes
Ir ao cinema com a família ou com os amigos ou assistir a filmes no conforto do lar é uma das atividades de lazer mais recomendadas por quem já passou pelo processo. Os estudantes lembram que é preciso relaxar, mas nada de cair na balada. Portanto, filmes são excelentes pedidas para as horas finais que antecedem o Enem.
Débora Lopes de Morais, de 18 anos, terminou o ensino médio no ano passado. Ex-aluna do Colégio Militar de Belo Horizonte, ela hoje estuda Direito na UFMG. Ela conta que não pensava muito no Enem antes de a universidade adotar as notas do exame como parte do processo seletivo. Para ela, os testes não são difíceis, mas exigem muito do candidato.
“Por isso, eu acho que ninguém deveria estudar até o último minuto. É importante descansar e estar bem no dia. É importante ficar com a mente livre para fazer uma boa prova, então ler e assistir a filmes para distrair é ótimo”, afirma.
4. Durma bastante
Rotina de vestibulando, quase sempre, coloca o sono em último lugar na lista de prioridades. Amanda Ananias, de 19 anos, por exemplo, estudava 14 horas por dia. Ela colheu os frutos: foi aprovada nos vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de Brasília (UnB), UFMG e na Unipampa. No entanto, na véspera das provas, ela não aconselha manter esse ritmo alucinante.
“Ah, tem de relaxar, dormir mesmo”, afirma. Larissa concorda, lembrando que é importante adaptar a rotina nos dias que antecedem a prova. “É importante dormir cedo, especialmente na véspera mesmo, porque pode dar sono na hora da prova”, ressalta.
5. Trace uma estratégia para a prova
Só para não “esquecer” que o momento é importante e exige muita atenção, Amanda sugere que os estudantes tracem uma estratégia para o momento das provas. Fazer uma prova antiga, por exemplo, hoje e cronometrando o tempo.
“Sem exagero, só para ter noção do tempo”, afirma a estudante de Engenharia Civil da UnB, que só fez o Enem porque quer se candidatar a uma vaga no programa de bolsas de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.
Além disso, vale conferir o cartão de confirmação da inscrição, checar o local de provas, traçar um itinerário até lá e separar o material necessário para o grande dia. Espere o dia tranquilo!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.