Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 17 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

02/05/2017 - 18h03

Compartilhe

02/05/2017 - 18h03

Consumidores estão há cinco dias sem energia na zona rural de Teresina

Inoperância da Eletrobras é tema de audiência pública na Câmara Municipal.

 Acesse Piauí

 

A constante queda e falta de energia em bairros e zona rural de Teresina que causam revolta na população foi tema de uma intensa discussão em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Teresina na manhã desta terça-feira (2).

 

A audiência proposta pela vereadora Teresinha Medeiros (PSL), debateu a questão da qualidade no fornecimento de energia nos bairros de Teresina, poda das árvores próximas a postes de energia, bem como a questão da queda de energia em determinadas horas do dia que acaba trazendo prejuízo aos moradores da capital. Para a vereadora, o que a população tem percebido é que a falta investimentos e manutenção por parte da Eletrobras tem gerado transtornos para a população, principalmente para moradores da zona rural.

 

Segundo o vereador Venâncio Cardoso (PP), também proponente da audiência, o problema tem gerado situações de grande preocupação tanto para os trabalhadores quanto para empresários da cidade. "Quando a gente fala com a população, muito do que a gente ouve é sobre a falta de energia. Isso é um problema muito sério, pois o trabalhador perder alimentos, eletrodomésticos e empresários perdem tempo de serviço e até mercadoria", explica.

 

A falta de energia em alguns bairros chega a quase uma semana sem o fornecimento de energia, como por exemplo, na Comunidade Tapuia na zona rural que está há cinco dias sem o fornecimento, segundo moradores do local.

 

De acordo com diretor-presidente da Eletrobras no Piauí, Arquelau Siqueira Amorim, as famosas gambiarras ou “gatos” são um dos grande problemas da Eletrobras, além disso, ele afirmou que há uma real necessidade de melhorar o fornecimento de energia e foi até Brasília, buscar junto a bancada federal do Piauí recursos para isso.

 

“Um dos problemas que nos aflige muito é a questão da gambiarra, não só na zona rural, mas também na zona urbana. Teresina cresceu muito horizontalmente e muito conjuntos, muitos aglomerados de moradias foram se expandindo e buscando usar essa energia da maneira que pudesse usar, isso causa um problema enorme, essas extensões, essas gambiarras elas acabam prejudicando o resto do sistema. É uma quantidade assombrosa”, explicou. Ainda de acordo o diretor-presidente, cerca de 10 mil consumidores foram tirados da situação de gambiarra através de um programa chamado Energia Mais recentemente.

 

Arquelau Siqueira acrescentou ainda que esteve em Brasília em busca de recursos para melhorar a distribuição de energia pela empresa. “Estivemos em Brasília, exatamente três vezes, conseguimos angariar um apoio precioso da nossa bancada federal. Levemos a nossa necessidade ao Ministério, mas esse recurso ainda não saiu. Certamente esses recursos chegando com certeza vai melhorar imensamente”, disse.

 

Entre os encaminhamentos da Câmara Municipal para a Eletrobras, estão os pedidos de ampliação de equipes de serviço para a podagem de árvores que se encontram em áreas de contato direto com postes; reposição de transformadores da zona rural e urbana; a criação de um núcleo ambientes, entre outros.

 

Acesse Piauí

Comentários