Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 19 de janeiro de 2025
Notícias /

Cidades

24/10/2012 - 17h45

Compartilhe

24/10/2012 - 17h45

Calor em Teresina bate recorde do ano; 41,5ºC e umidade chega a 13%

Alta temperatura preocupa e baixa umidade deixa Teresina em Estado de Alerta. Veja os cuidados a serem tomados.

 Do cidadeverde.com

 

A temperatura bateu recorde no ano e a umidade relativa do ar beirou o estado de emergência em Teresina na tarde desta quarta-feira (24). O calor chegou a 41,5ºC por volta de 14h, com umidade de 13%, um ponto acima do considerado crítico pela Organização Mundial de Saúde.

A maior marca recente atingida na capital piauiense foi de 42,7ºC há dois anos. "Mesmo em 2010 tendo esse pico de temperatura, não foi um ano tão quente como agora", diz Sônia Feitosa, meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Isso porque 2012 tem registrado temperaturas constantes, ao invés de picos de calor. 

Na última terça-feira, os 40,9ºC eram o recorde de temperatura em 2012 em Teresina, que ainda não tinha ultrapassado a barreira dos 40 graus este ano. E a tendência é de continuar assim. Não há previsão de chuva para todo o Piauí até o fim de semana, exceto algumas precipitações hoje no Sul do Estado. Até dezembro, a expectativa é de que chova abaixo da média.

Estado de Alerta
A Organização Mundial de Saúde - OMS - estabelece que índices abaixo de 60% de umidade não são ideais para a saúde humana. Com base nisso, a Unicamp/SP desenvolveu a escala que serve de referência para o Brasil quando se trata dos baixos percentuais no Brasil. Entre 21 e 30%, o estado é de atenção. Entre 12 e 20%, estado de alerta. Abaixo de 12%, a situação é considerada de emergência.

Segundo Sônia Feitosa, a previsão de queda da umidade relativa do ar já exista, mas não se imaginava que o índice atingiria os 13% ontem e hoje.

As recomendações para o Estado de Alerta por conta da umidade são:

- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
- Consumir água à vontade.
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas
- Evitar aglomerações em ambientes fechados
- Usar soro fisiológico para olhos e narinas

Fonte: Cepagri/Unicamp

Do cidadeverde.com

Comentários