Depois de quase dois meses sem chuva significativa em algumas áreas do Nordeste, a previsão da Somar Meteorologia é de precipitação volumosa nos próximos dias na região, o que deve beneficiar inclusive o MATOPIBA, que é a área agrícola que abrange parte dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
A condição ajuda a elevar a umidade do solo que está com déficit hídrico, abaixo dos 10%, já que a expectativa é de volumes elevados e que podem passar dos 100mm ainda nesta semana, com a passagem de uma frente fria na costa na altura da Bahia. “Com isso, as chuvas devem contribuir para o desenvolvimento das lavouras de soja e também no plantio do milho”, comenta a meteorologista Nadiara Pereira.
Por outro lado, o excesso de volume em um curto período de tempo pode trazer perdas pontuais em algumas áreas produtoras. “O algodão é uma cultura de clima mais seco e pode ser afetada com o excesso de umidade”, alerta Pereira.
Segundo as simulações meteorológicas, os altos volumes na região Nordeste e parte do Norte do país devem ocorrer nos próximos cinco dias. Depois disso, a chuva deve novamente diminuir de intensidade em toda a região.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.