Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

31/01/2017 - 14h29

Compartilhe

31/01/2017 - 14h29

Com apenas 130 leitos de Terapia Intensiva, Piauí deve dobrar esse número até 2018

A meta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) é garantir à população o funcionamento de 300 leitos.

 Acesse Piauí

Leitos de UTI no Hospital Deolindo Couto, em Oeiras	(Foto:João Albert)

 Leitos de UTI no Hospital Deolindo Couto, em Oeiras (Foto:João Albert)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aumentou a oferta em assistência de alta complexidade para todo o estado. De dezembro de 2016 a janeiro de 2017, ja foram entregues 34 leitos de unidadede terapia intensiva, entre adulto e neonatal. Até o fim de 2018, a expectativa é que o Estado dobre o número, com a oferta de 150 leitos. Mais um importante avanço na saúde pública do Piauí, que investe na descentralização dos serviços de saúde, tornando possível o atendimento mais qualificado e mais próximo da população.

 

Atualmente, a rede hospitalar pública do Estado possui 130 leitos de Terapia Intensiva. Com as ações de expansão da assistência de média e alta complexidade, esse número irá mais que dobrar, alcançando 280 leitos, distribuídos nas quatros macrorregiões do Piauí.

 

“Com os leitos de UTI entregues, poderemos, por meio de unidades equipadas e profissionais capacitados, ter condições de aumentar a capacidade resolutiva dos hospitais. Esse é o projeto do Governo do Estado de descentralizar os serviços de saúde para oferecer atendimento especializado e mais ágil, para resolver os casos de maior complexidade sem necessidade de transferência para a capital", afirma Francisco Costa, secretário de Estado da Saúde.

 


Serão ampliadas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e adulta, de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo). As unidades aumentarão a resolutividade dos hospitais, evitando a necessidade de encaminhamento para Teresina, no caso dos regionais e estaduais, e aumentando também a capacidade de atendimento na capital. A expansão se dá por meio de investimentos do Tesouro Estadual, emendas parlamentares e Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.

 

Ao fim de 2016 e começo de 2017, a Secretaria de Estado da Saúde entregou 10 leitos de UTI Neonatal no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba; quatro leitos no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina; e mais 10 no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras. E ainda, ao fim de janeiro, a entrega de 10 leitos neonatal no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.

 

Para o primeiro trimestre de 2017, a Saúde entrega 10 leitos de UTI adulta no Hospital Regional Justino Luz e mais 10 leitos de UTI Neonatal.

Acesse Piauí

Comentários