A Guarda Municipal de Teresina entra em operação nesta quarta-feira (25) com o objetivo de proteger o patrimônio público da cidade. Inicialmente, 100 guardas nomeados através de concurso público irão atuar.
Criada por meio da Lei Complementar Nº 3.834, a atuação da Guarda Municipal se dará, primordialmente, para a proteção do patrimônio público e assistência à comunidade. A atuação será feita, inicialmente, por meio de um projeto-piloto com atuação em pontos como Parque da Cidadania, Complexo Esportivo Parentão, Parque Ambiental Lagoas do Norte, Centro de Esportes Unificados (CEU) Norte e Sul.
“Esse é um momento histórico no qual testemunhamos o início efetivo da Guarda Municipal em Teresina. Estamos atendendo aos anseios da sociedade e o nosso desejo é que estes guardas possam desempenhar o papel que a população espera. A Guarda Municipal vem para atender o interesse público e tem a obrigação civil de contribuir com a cidade. A corporação está devidamente equipada, instruída e pronta para servir aos teresinenses”, comemorou o prefeito Firmino Filho.
Para atuarem na cidade os guardas municipais participaram de curso de formação da Academia de Formação da Polícia Civil e também de capacitação e planejamento da atuação. Após serem nomeados, os guardas municipais participaram também de reuniões e conheceram de perto os locais em que iriam atuar. Os novos guardas receberam apito, pistola, munição, colete balístico, tonfa e algemas.
“Nossos guardas foram bem formados e estão prontamente preparados para realizar ações que repercutirão de forma positiva na cidade. A Guarda Civil foi idealizada pela Secretaria Municipal de Governos e hoje está subordinada a esta secretaria com vinculação à Assistência Militar do município. Mas em fevereiro, depois de aprovação na Câmara de Vereadores, a Guarda passará a ser subordinada à Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. E a sociedade passa a contar com mais este serviço na nossa cidade”, explicou o coronel Marcos David, chefe da Assistência Militar de Teresina.
Para Samuel Silveira, secretário municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social e o coordenador do Grupo de Trabalho que criou a Guarda, a população enxerga na Guarda Municipal uma esperança por mais segurança. “A Guarda Municipal não é polícia, mas tem a condição, e vai cuidar do patrimônio público. Ter uma guarda municipal em um parque público, por exemplo, irá gerar uma sensação de segurança aos seus frequentadores. E essa é a nossa intenção, garantir cada vez mais segurança ao nosso patrimônio e à nossa cidade. A corporação foi bem treinada e sei que a população saberá reconhecer”, destacou.
O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, esteve presente no lançamento da Guarda Municipal e disse que o fato entra para a história da cidade. “Para nós da Segurança Pública a chegada da Guarda Municipal representa um apoio necessário, um compartilhamento de responsabilidades e veio para somar na Segurança Pública de Teresina. Temos a certeza de que estes homens e mulheres dessa corporação irão colaborar para a diminuição dos índices de violência da cidade”, afirmou.
Segundo Marcela Maria, chefe da Divisão Administrativa da Guarda Municipal, a expectativa é trazer mais segurança para os logradouros públicos e para a população. “Estaremos presentes nos locais para os quais fomos destinados de domingo a domingo, com os nossos guardas atuando nos três turnos, além das nossas viaturas fazendo também a ronda e proteção”, disse.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.