Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 18 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

26/12/2016 - 12h36

Compartilhe

26/12/2016 - 12h36

Conselho de Saúde e MPE cobram transparência de emendas

 Acesse Piauí

presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Teófilo Cavalcante (Foto: Moura Alves/ODia)

 presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Teófilo Cavalcante (Foto: Moura Alves/ODia)

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Teófilo Cavalcante, fez nesta segunda-feira, 26/12, um balanço das principais atividades no ano de 2016. Destacou que a entidade firmou neste ano uma parceria com o Mistério Público do Piauí que tem servido para debater soluções para a média e da alta complexidade, além da regulação dos serviços médicos no Estado. 

 

"Uma grande novidade, que alertada pelo Ministério Público, são as emendas parlamentares dos deputados estaduais, onde foi elaborado um documento pelo Conselho e entregue a todos os deputados solicitando que o Conselho Estadual de Saúde fique ciente e atento sobre todas as emendas destinadas à saúde pública no Piauí". 

 

O conselheiro afirmou que neste ano foram visitados muitos hospitais no inteior do Estado. Essas visitas consistiram em fazer um levantamento do funcionamento dos hospitais, das condições de trabalho dos funcionários, serviços oferecios aos usuários, recursos de financiamento. Ele acrescentou que "nos últimos meses fizemos visitas importantes como, a do Hospital Regional de Bom Jesus, São João do Piauí e também de Valença. Por último foi feita visita do Hospítal Universitário".

 

Cabe destacar a importância do transporte que hoje serve ao trabalho dos conselheiros. Só este ano foram percorridos mais de 50 mil km, o que mostra a presença do Conselho em todo estado.

 

Ele ressaltou que novos conselheiros tomaram posse em março, quando a entidade foi renovada em mais de 50% do pleno. "A eleição da mesa diretora foi muito importante por que o conselho precisa ter um comando e foi composto por pessoas que conheçam o sistema e membros da mesa diretora tem dado conta do recado". O conselho tem 14 comissões, destas, dez são permanentes e 04 intersetoriais.  

 

Outro avanço importante foi a capacitação de conselheiros, que consistiu em visitar municípios e capacitar conselheiros para que estes exerçam seus trabalhos com mais conhecimentos. "Temos o prazer de ter contribuido bastante nessa área. Em Picos, por exemplo, temos hoje a referencia de Júlio Araújo, que preside o Conselho Municipal, que sabe trabalhar e prontamente tem reivindicado a melhoria do Sistema Único de Saúde que serve a região composta de 40 municípios".

 

José Teófilo pontua que diante das ameaças que o SUS vem sofrendo, o Conselho tem sido firme da defesa dos serviços de saúde pública. "Nós não ficamos calados, no dia 28 de junho foi realizada uma grande audiência pública na Assembléia Legislativa. Também, agora no começo de dezembro, fizemos a comemoração dos trinta anos da VIII Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em 1986, que significa o marco do Sistema Único da Saúde. Por último estamos trabalhando para 2017 para a realização da Conferencia da Mulher e a Conferência de Vigilância em Saúde". 

 

Acesse Piauí

Comentários